Sem categoria

Amazonas e Grabois: Vidas de combates em defesa do socialismo

O ano de 2012, em que se comemoram os 90 anos do Partido Comunista do Brasil, assinala também os centenários de nascimento de dois históricos dirigentes da corrente comunista em nosso país: João Amazonas (1/1/1912 – 27/5/2002) e Maurício Grabois (2/10/1912 – 25/12/1973).

Atuando no PC do Brasil desde os anos 1930, eles protagonizaram episódios como a resistência antifascista no Estado Novo, a Constituinte de 1946, a luta contra a ditadura e a Guerrilha do Araguaia, entre muitos outros. Unidos na mais profunda amizade, forjada em anos de parceria nos combates políticos e na elaboração de ideias, Amazonas e Grabois destacaram-se nas lutas pela democracia, pela soberania nacional e pelos direitos dos trabalhadores. Ergueram alto a bandeira da revolução e do socialismo em nosso país.

O PCdoB, orgulhoso dos feitos de seus próceres, convida seus dirigentes e filiados, bem como as lideranças políticas, sociais e culturais do mundo democrático e progressista, a participarem do ciclo de homenagens a duas reconhecidas lideranças políticas de nossa história republicana.

Sessão solene na Câmara dos Deputados
Data: 9 de novembro de 2012
Horário: 15 horas
Local: Plenário Ulysses Guimarães
Brasília – DF

Sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo
Data: 29 de novembro de 2012
Horário: 19 horas
Local: Salão Nobre
São Paulo – SP

Nas duas solenidades haverá o lançamento dos livros Meu verbo é lutar – A vida e o pensamento de João Amazonas, de Augusto Buonicore e Maurício Grabois – Uma vida de combates, de Osvaldo Bertolino.