Blecaute causa transtornos para a população

 O blecaute que deixou pelo menos 16 estados brasileiros do Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sudeste sem energia elétrica durante o fim da noite desta quinta-feira (25) e parte da madrugada desta sexta-feira (26) causou muitos transtornos para os pernambucanos.


Centro do Recife, Avenida Conde da Boa Vista. 

Durante as quase três horas de apagão, o clima na Região Metropolitana do Recife foi de medo e insegurança por conta dos boatos de assaltos pelas ruas do Centro e atrasos para se chegar em casa ou ir para o trabalho. Na avenida Conde da Boa Vista, um dos principais corredores de ônibus do Centro, muitos populares ficaram preocupados com as investidas criminosas que permearam no local.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, os hospitais Barão de Lucena, Agamenon Magalhães e Getúlio Vargas funcionaram normalmente durante o período do blecaute. O Hospital da Restauração (HR) funcionou com os três geradores e também não apresentou nenhum problema.

Em nota, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou que a interrupção de energia registrada em estados das regiões Norte e Nordeste do País afetou 100% dos municípios pernambucanos. A ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) teve início às 23h14 (horário local), da quinta-feira (25). Em Pernambuco, a Chesf autorizou a recomposição gradativa das cargas a partir da 1h29 desta sexta-feira (26).

Já a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) afirmou, em nota, que, por conta do apagão, cerca de 400 semáforos de trânsito deixaram de funcionar. Aproximadamente 200 sinais, que receberam o serviço de modernização no ano passado, incluindo a instalação de baterias, funcionaram normalmente por um período de até três horas. Esses semáforos estão localizados nos principais corredores da cidade, como as avenidas Agamenon Magalhães, Norte, Mascarenhas de Morais, Abdias de Carvalho e Recife.

Após o retorno da energia elétrica, alguns dos equipamentos retornaram desprogramados, por isso, a CTTU reforçou o número de equipes de manutenção nas ruas, passando de quatro para oito. Até as 9h da manhã, todos os principais corredores viários estavam com o seus semáforos funcionando normalmente. Pelo teleatendimento, a CTTU registrou apenas uma colisão, sem vítimas, em cima do Viaduto Capitão Temudo, sentido Boa Viagem. A Companhia de Saneamento e Abastecimento de Pernambuco (Compesa) ainda não sabe em que regiões o abastecimento de água foi interrompido.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou, no início da manhã desta sexta-feira (26) que um incêndio em um equipamento entre as subestações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA) foi a causa do desabastecimento de energia ocorrido na Região Nordeste e em parte do Norte do País. Esse é o segundo apagão que atinge o Nordeste nos últimos 35 dias. No dia 23 de setembro, uma pane em um transformador deixou seis estados da região sem luz.

Fonte: Folha de PE