Iêmen protesta contra ataques de drones estadunidenses

No Iêmen, milhares de manifestantes participaram de um protesto, na província de Saada (norte), contra os constantes ataques de aviões não tripulados estadunidenses em zonas do país.

Os manifestantes percorreram as principais ruas dessa cidade fazendo coro com frases anti-estadunidenses e pedindo ao governo que adote medidas contra as mortes de civis ocasionadas por essas incursões aéreas.

Além disso, acusaram as autoridades de permanecerem indiferentes e silenciarem as mortes de civis por essas ações.

No domingo passado, fontes militares informaram a morte de três homens, que identificaram como militantes da rede Al Qaeda, em dois diferentes ataques com foguetes ar-terra realizados por drones norte-americanos contra três pontos na cidade de Abu Jabara.

Essa operação foi uma novidade, já que os bombardeios dos aviões-robôs costumam concentrar-se em zonas meridionais, onde o Exército iemenita realiza uma ofensiva contra movimentos armados separatistas liderados pela Frente Sul (FS, islamistas), os quais pedem a divisão do país em dois estados independentes.

A FS anunciou que boicotará as negociações de paz convocadas pelo governo central para este mês. A Força Aérea norte-americana tem drones estacionados em bases iemenitas, a partir das quais apoia as operações do exército contra áreas controladas pelos movimentos armados separatistas no sul do país.

Fonte: Prensa Latina