Nobel da Paz elogia política de segurança alimentar do Brasil 

A iemenita Tawakkol Karman, uma das três ganhadoras do Prêmio Nobel da Paz de 2011, visitou nesta quinta-feira (8) o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em Brasília. Tawakkol, que fundou e lidera o grupo Mulheres Jornalistas sem Correntes, elogiou as políticas públicas brasileiras que estão contribuindo para retirar milhares de famílias da situação de extrema pobreza.

Ela conheceu algumas das ações do governo brasileiro no campo da segurança alimentar e nutricional, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Restaurantes Populares, Banco de Alimentos e Cozinhas Comunitárias. E disse que deseja ver implantadas em seu país – o Iêmen – as ações brasileiras de combate à pobreza, junto com programas de segurança alimentar e nutricional.

De acordo com a ministra Tereza Campello, o Brasil está aperfeiçoando a forma de cooperação internacional, promovendo encontros para trocas bilaterais e multilaterais. A ministra aproveitou a oportunidade para convidar o Iêmen para o Seminário Internacional de Políticas Sociais para o Desenvolvimento, que está previsto para o começo de 2013.

Tawakkol está no Brasil para a 15ª Conferência Internacional Anticorrupção, que acontece até sábado (10), em Brasília. Em 2011, ela foi a primeira mulher árabe a receber o Prêmio Nobel da Paz, junto com as liberianas Leymah Gbowee, ativista, e Ellen Johnson-Sirleaf, primeira
mulher a presidir um país africano.

Da Redação em Brasília
Com informações do MDS