MEC suspende vestibulares em 4 cursos no DF

Quatro cursos superiores de quatro instituições de ensino do Distrito Federal foram impedidos pelo Ministério da Educação (MEC) de realizarem novos vestibulares.

A medida foi adotada como uma punição aos índices insatisfatórios que os cursos obtiveram no Conceito Preliminar de Curso (CPC), medidos em 2008 e em 2011 e divulgados ontem no "Diário Oficial da União".

A punição do MEC afeta os cursos de pedagogia da Faculdade Fortium, letras-português do Instituto de Educação e Ensino Superior de Samambaia (Iesa), análise e desenvolvimento de sistemas da União Educacional de Brasília (Uneb) e engenharia da computação do Centro Universitário de Brasília (UniCeub).

Todos os cursos punidos obtiveram nota inferior a três pontos em duas avaliações consecutivas. A medição leva em conta o desempenho dos estudantes, em testes, além da infraestrutura e do corpo docente das graduções.

Alerta para a UnB

Dois cursos da Universidade de Brasília (UnB) também tiveram um baixo rendimento. Se os índices insatisfatórios se repetirem na avaliação de 2014, os cursos de engenharia mecatrônica e letras, nas habilitações português, japonês, espanhol e licenciatura, também podem ter os vestibulares suspensos.