EUA é uma ameaça para a América Latina, diz vice boliviano
“O governo dos Estados Unidos são uma ameaça para os povos latino-americanos por seu caráter agressor”, assegurou nesta quinta-feira (10) o vice-presidente boliviano, Álvaro García Linera, em coletiva de imprensa.
Publicado 10/01/2013 18:11
“Quem é uma ameaça para a vida pacífica dos povos latino-americanos é o governo estadunidense, pois a Bolívia não invade países, nem faz investigações militares para aperfeiçoar os métodos de assassinato, destacou.
Na última terça-feira (8), a Bolívia denunciou a infiltração de uma missão mimetizada do Departamento de Defesa dos Estados Unidos que realizou, em uma das montanhas andinas de La Paz, uma operação militar encoberta, como turismo e investigação.
Dados oficiais destacam que 24 funcionários do Departamento de Defesa estadunidense, vestidos de civis, apresentaram-se perante o serviço de migração da Bolívia como turistas, para fazer, na verdade, estudos sobre a adaptação dos soldados na altura no Afeganistão.
“A Bolívia tem que tomar ações frente a essa agressão, não podemos ficar de braços cruzados, todos os bolivianos tem que sentir-se incomodados com esta violação”, disse Garcia Linera.
Ele lembrou que a Bolívia tem regiões altas e revelou sua preocupação por uma possível invasão ao país, por isso denunciou publicamente os Estados Unidos.
O presidente em exercício reiterou que não existe nenhum problema com o povo estadunidense, mas com o governo deste país, que interfere na soberania boliviana.
Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho