Deputados vão eleger novos presidentes das comissões técnicas

Além da escolha do novo presidente e dos demais integrantes da Mesa Diretora da Câmara, os deputados vão escolher, no reinício dos trabalhos legislativos, no começo de fevereiro, os presidentes e vice-presidentes das comissões técnicas permanentes.

Cada partido ou bloco formado até 1º de fevereiro de 2013 tem direito a uma cota de comissões a presidir, de acordo com seu número de integrantes, atendendo a regra de que os maiores partidos ou blocos têm preferência na escolha.

Os maiores grupos escolhem primeiro as comissões. Normalmente o colegiado mais disputado é a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), cuja presidência este ano foi destinada ao PT.

Os presidentes e três vice-presidentes eleitos de cada comissão exercem um mandato de um ano e o Regimento Interno da Câmara impede a reeleição.

Quando há uma mudança de legislatura, que não ocorre este ano, tanto o presidente da Câmara quanto os presidentes das comissões permanentes podem ser eleitos novamente para o cargo. Cada legislatura dura quatro ano. A próxima começa somente em 2015.

Da Redação em Brasília
Com agências