Eduardo Cunha é eleito líder do PMDB
O deputado Eduardo Cunha (RJ) foi eleito, neste domingo (3), o novo líder do PMDB na Câmara, com 46 votos contra 32 de Sandro Mabel (GO) e duas abstenções. A votação ocorreu em segundo turno. Na votação em primeiro turno, Cunha teve 40 votos, contra 26 votos de Mabel e 13 votos de Osmar Terra (RS).
Publicado 04/02/2013 09:55
Por acordo anterior, foi estabelecido que só seria eleito em primeiro turno quem tivesse 41 votos. Dos 81 deputados do partido, apenas Odílio Balbinotti (PMDB-PR) não apareceu na reunião, enquanto o atual líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), não votou em ninguém.
O novo líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), disse, logo após eleito, que vai trabalhar pela unidade da bancada e reiterou seu apoio ao governo. “O PMDB é mais que da base governista, é parte dele, pois elegeu o vice-presidente, Michel Temer. Enquanto eu era vice-líder do partido (função que exercia até a eleição), sempre defendi o governo e vou continuar fazendo, mas sem submissão”, ressaltou.
Ele disse ainda que não pretende usar o cargo para influenciar a posição do partido sobre a redistribuição dos royalties do petróleo. O assunto conta com forte oposição da bancada do Rio de Janeiro, da qual Cunha faz parte. E que delegará ao deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) a responsabilidade por conduzir as discussões sobre os royalties.
O Congresso poderá votar os vetos da presidenta da República ao projeto dos royalties após a retomada dos trabalhos legislativos. Cabe ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pautar o tema em sessão conjunta de deputados e senadores.
O novo líder também anunciou a criação de vice-lideranças temáticas no PMDB, para debater outros assuntos.
Fonte: Agência Câmara