Aldo Rebelo é agraciado com título de cidadão honorário de Minas
“A concessão desse título, além da honra, é também motivo de grande responsabilidade”. Foi com essas palavras que o ministro do Esporte Aldo Rebelo iniciou sua fala, durante reunião em que foi agraciado com o título de cidadão honorário do Estado. A solenidade foi nesta quarta-feira (6), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Publicado 07/03/2013 13:54 | Editado 04/03/2020 16:49
Aldo Rebelo também destacou seu trabalho como relator do Código Florestal, disse que fez mais de 200 audiências pelo País, algumas em Minas, colhendo diversos depoimentos e observando como vivia o agricultor. “Parecia difícil conciliar meio ambiente e agricultura, mas a população precisa dos dois setores, principalmente a população mais pobre. Vi que havia também interesses comerciais que envolviam a questão. O ambientalismo puro coexistia com o ambientalismo de mercado”, falou. Rebelo colocou ainda que nessa discussão é importante perceber que o desenvolvimento é vital e que a burocracia deve ter compromisso com essa necessidade.
O autor do pedido para a concessão do título foi o deputado Antônio Carlos Arantes (PSC). A honraria, concedida pelo governador a pedido do Legislativo mineiro, objetiva reconhecer os relevantes serviços prestados ao País por Aldo Rebelo em sua trajetória política.
História – Antônio Carlos Arantes ressaltou a carreira do ministro do Esporte. Ele disse que Rebelo é reconhecido por sua coragem e bravura na defesa do Brasil. O parlamentar destacou ainda o desempenho do homenageado quando foi relator da Comissão Especial do Código Florestal Brasileiro na Câmara dos Deputados, que já vigorava há cerca de 50 anos. “Aldo Rebelo teve a sensibilidade de encontrar o equilíbrio no Congresso Nacional. Naquele momento, os produtores rurais e todos que dependem do setor agropecuário precisavam de uma revisão das normas legais de forma a permitir a produção sustentável, preservando o meio ambiente, e o ministro teve a postura certa de defender o Brasil como sempre fez”, disse.
Antônio Carlos Arantes afirmou ainda que vai se espelhar no exemplo do ministro para avançar na revisão da legislação mineira que trata da política florestal e de proteção da biodiversidade no Estado, contida na Lei 14.309, de 2002.
O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), foi representado na solenindade pelo parlamentar Alencar da Silveira Jr. (PDT), que disse ser um admirador do ministro do Esporte.
Homenagem
O deputado Lafayette de Andrada (PSDB), que fez a leitura do discurso do presidente da ALMG, também ressaltou a história de Rebelo e disse que o ministro é merecedor da homenagem, conferida a personalidades que tenham lutado pela integração e desenvolvimento da nação, pelo aperfeiçoamento da democracia e pela consecução dos direitos e garantias sociais.
“O ministro do Esporte tem primado, desde a mais tenra juventude, por uma atuação notável, norteada sempre pelo respeito ao pluralismo, o amor ao debate, a busca pela igualdade social e pelo equilíbrio das forças democráticas, tornando-se um dos políticos mais conceituados do País”, afirmou.
Lafaytte de Andrada acrescentou ainda que Rebelo já é, em sua essência, um cidadão mineiro. “Um defensor de valores muito caros a nosso estado, que sintetiza de modo único a conciliação entre progresso e tradição, entre ruralidade e cosmopolitismo”, completou.
O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, destacou em sua fala características do ministro do Esporte. “Diria que é um historiador, um intelectual, um nacionalista, é justo e equilibrado. É um mineiro no seu comportamento discreto e valoroso”.
Wadson Ribeiro, vice-presidente do PCdoB-MG, que representou o presidente nacional do Partido, Renato Rabelo, também ressaltou em seu discurso a história de Rebelo e sua importância na reorganização da União Nacional dos Estudantes quando jovem. Disse ainda que a defesa da nação é uma bandeira do homenageado desde o movimento estudantil.
O deputado Mário Henrique Caixa (PCdoB) citou em sua fala a Comissão Extraordinária da Copa do Mundo da ALMG, da qual é vice-presidente, e a colocou à disposição do ministro.
Presenças
Também compuseram a mesa da reunião o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Tiago Lacerda; o prefeito de Uberaba, Paulo Piau; o prefeito de Contagem, Carlin Moura; o secretário de Esportes e Lazer da capital mineira, Bruno Miranda; e o vereador de Belo Horizonte, Gilson Reis. Participaram da cerimônia os deputados Tadeu Martins Leite (PMDB), Tenente Lúcio (PDT), Celinho do Sinttrocel (PcdoB) e a deputada Liza Prado (PSB). O grupo Meninas de Sinhá apresentou cantigas de roda e canções populares.
Biografia
Nascido em Viçosa (Alagoas), Aldo Rebelo é escritor, jornalista e deputado federal eleito cinco vezes consecutivas por São Paulo, sempre pelo PCdoB. Com mais de 30 anos de trajetória política, Aldo Rebelo assumiu, em 2011, o Ministério do Esporte. Em 2009, foi designado relator da Comissão Especial do Código Florestal Brasileiro. De 2005 a 2007, foi presidente da Câmara dos Deputados. Ocupou também o cargo de ministro da Coordenação Política entre 2004 e 2005 e foi líder do governo Lula e do PCdoB na Câmara.
Informações do Vermelho-MG