Publicado 20/03/2013 11:00 | Editado 04/03/2020 17:07

O presidente Antenor Roberto faz a abertura da 10ª Reunião do comitê Estadual
Considero vitoriosa a nossa primeira reunião deste ano que contou com um bom número de participantes, inclusive, com a presença de alguns dos vereadores eleitos que já se pronunciaram com pertencimento de Partido, além do nosso Prefeito eleito Flaviano Monteiro, cuja participação e pronunciamento sobre os temas em debates, demonstrou compromisso com o povo de Apodi e o seu Partido PCdoB.
O número de inscritos e de oradores concorreu para o enriquecimento das discussões sobre o quadro político, que contou com o rico informe do Camarada do Comitê Central Divanilton Pereira, a mobilização para o 13º Congresso com foco no Projeto Político Eleitoral de 2014.
Além da homenagem prestada ao ex-Presidente e herói da luta pelo socialismo Hugo Chavez, a reunião foi encerrada com a visita da Deputada Federal pelo PT – Fátima Bezerra que confirmou a unidade e luta histórica entre o PCdoB e PT renovando os votos para que possamos unificar o nosso bloco no campo estadual, com vistas as disputas eleitorais de 2014.
Quais são as perspectivas para a atuação do Partido em 2014?
O 13º Congresso a ser formalmente convocado pelo Comitê Central que também fixará os pontos controvertidos levados a debate, como é da tradição comunista não é tratado de forma isolada, mais no próprio curso da luta política. No caso de 2014, como acontece a cada quatro anos, teremos verdadeiras eleições gerais, cujo centro da disputa é o novo ciclo inaugurado com a eleição de Lula, fortalecido com a eleição da Presidenta Dilma Rousseff, que estará sob o julgamento do povo brasileiro, cabendo aos comunistas tomarem partido ao lado da sua continuidade que é a reeleição da atual Presidenta. Como mérito desta disputa os comunistas mais uma vez pautam a necessidade da continuidade com avanço, para tanto, propugnam pela clarificação e busca incessante por caminhos de um novo projeto nacional de desenvolvimento, com mais inclusão e emancipação do povo brasileiro.
Também, este debate nacional se articula com as questões próprias de cada estado, por esta razão a Presidência informou a construção de uma agenda com os partidos da base aliada no RN, a começar com o Partido dos Trabalhadores, o que foi objeto do pronunciamento da Deputada Fátima Bezerra em nossa reunião.
Outro aspecto que foi apreciado pelos oradores é a de que, sem prejuízo de discutirmos as diversas candidaturas, o nosso projeto não deve perder o foco da prioridade da eleição do(a) deputado(a) estadual. Para tanto foi informado alguns nomes que já acordaram perante a direção estadual a condição de pré-candidatos, a exemplo dos camaradas George Câmara, Airene Paiva e Cabo Jeóas. No plano federal, o camarada Walter Fernandes manifestou ao plenário a sua vontade e disposição de abraçar o desafio.
Estamos entrando em um momento em que a ênfase da mobilização para o Congresso está na ativação da participação dos militantes e filiados. Qual a importância e os objetivos desses eventos e quais instrumentos devem ser utilizados pelas direções locais a fim de viabilizar e potencializar este processo?
Com a apresentação do plano de mobilização pelo camarada Carlos Albérico da Secretaria de Organização, os debates e conclusões foram no sentido de dotar os comitês municipais do básico de legalidade, a começar pela fixação das reuniões ordinárias de direção e a abertura de conta bancária de pessoa jurídica, de forma a viabilizar o fluxo do sistema nacional de contribuição militante.
Portanto, foi uma reunião redonda em que se articulou a discussão dos temas políticos com a nossa política de organização, no sentido promover junto a direção e aos companheiros recém eleitos o sentimento de responsabilidade e pertencimento partidário.
De Natal, Jana Sá