Nelson Mandela é internado e responde bem a tratamento
O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, internado desde a noite desta quarta-feira (27), está tendo “progresso constante” no tratamento médico ao qual é submetido devido a uma infecção pulmonar, como informou o governo da África do Sul nesta sexta-feira (29).
Publicado 29/03/2013 12:59

A nota do governo diz que o ex-presidente permanece em tratamento, em observação hospitalar e está de bom humor. “A Presidência avisa que o ex-presidente Nelson Mandela está de bom humor e desfrutou de café da manhã completo, esta manhã”, diz o texto.
O presidente do país, Jacob Zuma tranquilizou a população. “Ele foi ao hospital para ser observado. Ele está muito bem lá e responde muito bem ao tratamento. Acho que as pessoas não devem ficar alarmadas, Ele está em boas mãos”.
Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, também se pronunciou sobre o tema: “estamos todos preocupados com a saúde de Mandela. Ele é um herói para todos nós. E é tão forte fisicamente como tem sido no seu caráter e na liderança de seu povo por tantas décadas”.
Aos 94 anos, Mandela está internado em um hospital em Pretória. O ex-presidente passou uma noite no hospital há duas semanas. Em dezembro, ele permaneceu 18 dias internado. O líder teve tuberculose quando estava preso, nos anos 1980.
Primeiro presidente negro do país, Mandela governou a África do Sul de 1994 a 1999. Prêmio Nobel da Paz em 1993, ele é um símbolo mundial da luta contra a opressão e as desigualdades raciais.
Da Redação do Vermelho