Mandela apresenta melhoras, mas segue 'mal clinicamente' 

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela apresentou uma "grande melhora" nos últimos dias, mas "continua mal clinicamente", declarou hoje (28) Winnie Madikizela-Mandela, sua ex-mulher.  "Houve uma grande melhora em relação aos últimos dias, mas seu estado continua sendo clinicamente mal", afirmou a segunda esposa de Mandela perante a casa em que viveram no antigo gueto de Soweto, em Johanesburgo, a qual hoje abriga um museu.

Winnie, que também foi uma ativista contra o regime racista do "apartheid", visitou seu ex-marido quase que diariamente no hospital de Pretória, onde o ex-presidente sul-africano está internado desde o último dia 8 de junho por causa de problemas respiratórios. No último domingo, o estado de saúde de Mandela passou de "grave" para "crítico", informou o governo sul-africano.

Desde a noite da última quarta-feira, a saúde de Mandela apresenta melhoras, enquanto seu estado segue "estável", anunciou na ocasião a Presidência da África do Sul, embora seu estado continue sendo "crítico". Durante seu breve discurso perante os jornalistas, Winnie Mandela agradeceu aos sul-africanos pelo imenso carinho, informou a emissora de rádio local Eyewitness News.

A ex-esposa de Madiba – como Mandela é conhecido popularmente na África do Sul – assegurou que o estado de saúde do ex-presidente é o que a Presidência comunica em seus boletins, uma afirmação que desmente os rumores sobre uma possível ocultação da real situação por parte das autoridades.

Figura polêmica e, ao mesmo tempo, muito popular na África do Sul, Winnie esteve casada com Mandela entre 1957 e 1996, período em que tiveram duas filhas.

Fonte: Rede Brasil Atual