Bélgica quer formar parcerias com o DF
Nesta segunda-feira 1º, o chanceler belga Didier Reynders se reuniu com o governador Agnelo Queiroz, para discutir áreas de interesse comum, como a cooperação no setor de logística e transporte.
Publicado 02/04/2013 10:07 | Editado 04/03/2020 16:40
A Bélgica deve ser a nova parceira do Distrito Federal. Os recentes investimentos do GDF em projetos como o Capital Digital, a Cidade Aeroporto, a ampliação do Polo JK e a criação dos centros de logística e financeiro despertaram a atenção do país europeu.
Reynders conheceu os projetos prioritários de desenvolvimento do Distrito Federal e convidou o governador Agnelo para visitar seu país até o fim do ano. Além disso, o político, que também ocupa o cargo de vice-primeiro-ministro da Bélgica, ofereceu a expertise das empesas belgas na área de planejamento de transportes.
As semelhanças entre Brasília e Bruxelas – que além de ser a capital do país também abriga a sede da União Europeia – farão com que as duas assinem acordo para torná-las cidades-irmãs, o que facilita a cooperação econômica, financeira e social. O protocolo deve ser firmado em novembro, quando o governador Agnelo Queiroz visitará a cidade.
Brasília já é cidade-irmã de Washington. O acordo foi assinado no mês passado, quando o petista viajou aos Estados Unidos. A intenção do GDF é estreitar os laços com os norte-americanos em pelo menos cinco áreas sensíveis aos brasileiros: educação, turismo, transporte, mobilidade, cultura e negócios.