Um domingo de formação na regional Nordeste

 

Na manhã de um domingo de temperatura amena, dia 14 de abril último, dezenas de filiados e filiadas de Belo Horizonte reuniram-se no 1º Seminário do Distrital Nordeste. Em pauta estava o Curso do Programa Socialista, a Agenda Partidária e a Organização rumo à Conferência Municipal. Presentes, além da presidente Municipal de Belo Horizonte, Dalva Stela, do presidente do Distrital da Nordeste, Carlos Apolinário, compareceram na abertura os Vereadores do PCdoB na capital Gilson Reis e Dr. Sandro.

A direção distrital cuidou com muito carinho da mobilização para o Seminário o que levou ao comparecimento de cerca de 80 pessoas. Além de enviar o convite por email, fazer convocação por telefone, cada membro do órgão dirigente ficou responsável de mobilizar um número de filiados. Recebidos com um café da manhã, os presentes também tiveram direito a um Certificado de Comparecimento que ajuda na formação do currículo das pessoas.

O Seminário começou com as exposições de Dalva Stela e Jô Moraes sobre a Conjuntura Política e os Desafios de 2014. Em seguida, após a saudação dos dois vereadores foi apresentado o Curso do Programa Socialista coordenado pelos Secretários de Formação do Distrital, José Maria e a do Municipal, Professora Marilda Silva. No debate, Wellington, um dos recém-filiados, lembrou que certas conquistas que a gente alcança, como a aprovação da Lei do Trabalho Doméstico, "a gente só consegue aplicar plenamente mais adiante, no Socialismo, porque precisa quebrar muitos paradigmas”.


Em seguida, Edvalda, Secretária de Movimentos Sociais, apresentou os desafios da Agenda Partidária: a) – cuidar das bases – aumentar seu número e colocá-las em funcionamento, atualizar o cadastro dos filiados, saber onde estão, qual a sua atuação, se participam de algum movimento social; b) – intensificar a formação em cada base; c) – planejar a distribuição da Classe Operária;  d) – acompanhar a agenda partidária interna e a dos movimentos sociais. Edvalda concluiu sua apresentação com uma bela convocação: “A alma do PCdoB são as bases partidárias”.

Dando continuidade a Secretária de Organização, Eliete Soares apresentou pedagogicamente as 4 atitudes do comunista: a) militar (participar de uma organização de base e das lutas em curso); b) divulgar (distribuir a Classe Operária e a Revista Princípios);  c) estudar (reproduzir o CPS nas bases); d) contribuir (garantir a contribuição no Sincon). Estimulando a consciência dos presentes sobre a importância da contribuição, Eliete destacou que a mesma é a forma de garantir a força do militante na vida do partido.

Ao final o presidente do Distrital Carlos Apolinário agradeceu a presença de toda a militância que“deixou suas atividades na manhã de um domingo para aprender mais sobre a luta”.