Deputado Celinho quer debater crise do sistema Usiminas

 O deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB) requereu junto à Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo a realização de audiência pública da ALMG para debater a crise do sistema Usiminas, em Ipatinga e região, principalmente no que se refere aos investimentos sociais da empresa, que vêm minguando a cada ano.

 

O deputado fez uma visita de cortesia e solidariedade à direção da Consul – Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas -, na última sexta-feira (12) e apresentou sua preocupação com as notícias que vêm sendo veiculadas na imprensa regional dando conta da venda, por R$ 30 milhões, da loja da cooperativa no Shopping do Vale.

Celinho esclareceu que, como deputado, seu mandato tem atuado em defesa dos trabalhadores, dos postos de trabalho em todos os setores econômicos e a crise instalada no setor siderúrgico, com impactos profundos na Usiminas, tem elevado a preocupação com o nível de desemprego na região. “Sabemos que muitas demissões vêm ocorrendo nos últimos meses na Usiminas e empreiteiras e, agora, a notícia de venda da loja onde funciona a Consul aumentou nossa preocupação”, afirmou o deputado.

O deputado sustenta que é preciso defender esse patrimônio regional, pois a Consul, com 50 anos de atuação, já se tornou parte da história do Vale do Aço. São 73 mil associados, 700 empregos diretos e mais de dois mil indiretos, é a maior cooperativa de Minas Gerais e a 4ª do Brasil, responsável por 60% do ICMS do setor em Ipatinga, possuindo 20% do mercado no s

etor supermercadista na região metropolitana. “É um patrimônio da comunidade da região do Vale do Aço e desconsiderar isso é um pesar”, enfatiza o deputado Celinho.

Ele acrescenta ainda que depois da Consul, existe o temor de a empresa acabar de vez com os pilares sociais representados na Fundação São Francisco Xavier nas áreas de saúde, educação e cultura, além de clubes e outras entidades. “Temos o compromisso com a continuidade desses projetos sociais tão importantes para a população da nossa região e vamos levar esse debate para a Assembleia Legislativa”, afirmou o deputado.