Premiê chinês ressalta importância de cooperação com a Índia
No encontro desta segunda-feira (20), na Índia, com o primeiro-ministro do país, Manmohan Singh o premiê chinês Li Keqiang destacou a vontade de promover o avanço concreto da cooperação sino-indiana e de consolidar a parceria estratégica bilateral.
Publicado 20/05/2013 17:40
Li disse que escolheu a Índia para sua primeira visita oficial após a posse porque o país é um importante vizinho da China. Os dois países mais populosos do mundo têm uma longa história de intercâmbios e um futuro com grande potencial de desenvolvimento comum.
Os dois líderes concordaram em cooperar em grandes projetos de parque industrial e de infraestrutura e propuseram a construção de um corredor econômico interligando a China, Índia, Mianmar e Bangladesh. O objetivo é fortalecer uma conexão mais estreita entre o mercado chinês e o indiano.
Para Li Keqiang, as duas nações têm interesses comuns muito maiores do que as divergências. O aprofundamento das cooperações bilaterais será benéfico tanto para a Ásia quanto para o mundo.
O primeiro-ministro chinês destacou também vários aspectos para promover as cooperações bilaterais. Entre eles, o reforço das comunicações estratégicas e da confiança política; o impulsionamento das parcerias e aprofundamento dos interesses comuns; o reforço das cooperações defensivas e da confiança na área da segurança; a ampliação do intercâmbio cultural; o tratamento adequado dos assuntos sensíveis; o impulsionamento do processo de negociações sobre a questão das fronteiras e manutenção conjunta da paz e segurança nessas regiões; e, por fim, o reforço das cooperações nos assuntos internacionais no que toca à defesa de interesses comuns.
Por sua vez, Singh afirmou que ambos os países estão numa fase importante de desenvolvimento. Por maior que seja a mudança da situação regional e internacional, os dois países são os melhores vizinhos e parceiros. Para o primeiro-ministro indiano, a visita de Li Keqiang deve elevar a parceria sino-indiana a um novo patamar. Ele concordou plenamente com a avaliação feita pelo líder chinês sobre a relação bilateral.
Li Keqiang aproveitou a ocasião para ressaltar a posição do governo chinês na questão ligada ao Tibete. Singh respondeu que a Índia reconhece a região como parte do território da China.
O premiê chinês chegou no último domingo (19) em Nova Deli para uma visita oficial à Índia, a convite do primeiro-ministro do país. Durante sua visita, Li Keqiang será recebido também pelo presidente indiano, Pranab Kumar Mukherjee, e assistirá a cúpula de cooperação comercial China-Índia.
Fonte: Rádio Internacional da China