Viagem de Xi Jinping à América Latina revitalizará relações

O presidente chinês, Xi Jinping, fará uma visita oficial, entre os dias 31 de maio e 6 de junho, à Trindade e Tobago, Costa Rica e México. O diretor do centro de pesquisa sobre América Latina do Fundo dos Estudos Internacionais da China, Wu Changsheng, disse que a visita de Xi Jinping vai iniciar uma nova página nas relações entre China, a América Latina e o Caribe, além de revitalizar as relações bilaterais entre a China e os três países.

Wu disse que esta é uma visita estratégica e também uma grande ação diplomática após a mudança da liderança chinesa. A visita de Xi Jinping reflete a estrutura estratégica da diplomacia do novo governo que terá uma grande influência na cooperação entre a China e a região.

O ex-embaixador da China na Costa Rica, Li Changhua e o ex-embaixador chinês em Trindade e Tobago, Yang Youming, consideram que o intercâmbio entre a China e a América Latina tem apresentado uma boa tendência de desenvolvimento nos últimos anos. A visita do presidente Xi Jinping mostra uma disposição sincera da China em promover as relações de cooperação amistosa com os países da América Latina e do Caribe.

É um consenso pleno que é a visita de Xi Jinping vai reforçar ainda mais o intercâmbio de alto nível entre a China e os países visitados. A amizade entre os líderes é também uma importante força para promover as relações bilaterais. A viagem à América Latina é uma ação que coloca em prática o conceito diplomático do país sobre reciprocidade e o desenvolvimento comum.

Fonte: Rádio Internacional da China