Pesquisa mostra autossuficiência de Planaltina
Em Planaltina, 92,12% dos habitantes utilizam o hospital regional, e 87% dos alunos estudam na própria cidade, segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) divulgada ontem pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).
Publicado 22/05/2013 09:32 | Editado 04/03/2020 16:39
"Apesar de ser uma área de explosão demográfica, Planaltina tem mantido a qualidade dos serviços aos seus habitantes, consolidando-se como uma cidade com elevado grau de autonomia", afirmou o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya.
Nos últimos dois anos, a taxa demográfica cresceu 5,72% ao ano, com uma população estimada para 2013 de 180.848 habitantes.
Não há crianças fora da escola entre 6 e 14 anos, e a proporção de moradores com nível superior completo, de 2011 a 2013, subiu de 4,39% para 5,11%.
O número de analfabetos também caiu em Planaltina de 3,19% para 2,75%.
A infraestrutura da cidade foi considerada de boa qualidade: a rede de abastecimento de água contempla 99,13% dos domicílios; a de energia elétrica chega a 99,9%; e o serviço público de coleta de lixo abrange 99,69% da população.
O comércio também atende às necessidades de aquisição da população, que compra até 98% do que consome na própria região administrativa.
Segundo o administrador Regional, Nilvan Pereira de Vasconcelos, a cidade apresenta crescimento cada vez mais forte, como nas redes comerciais que se estabelecem em Planaltina, onde foram concedidos 3,8 mil alvarás de funcionamento desde o início do ano passado.