Retorno à Amazônia: mostra marca 25 anos da expedição de Cousteau
Como está a Amazônia de Jacques Cousteau, 25 anos após a expedição que percorreu pela primeira vez os 6.800 Km da floresta, em 1982, realizada pelo lendário pesquisador dos sete mares? A resposta a esta pergunta é o tema da Exposição Retorno à Amazônia:a riqueza da maior floresta do mundo em imagens, inaugurada no dia 6 de junho, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e que percorrerá também as cidades de São Paulo, Manaus e Fortaleza até fevereiro de 2014.
Publicado 11/06/2013 12:25

O evento é uma realização da Editora Cultura Sub e conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet.
A exposição conta com 30 telas ilustrativas da segunda viagem da família Cousteau à Amazônia e paineis informativos assinados por Jean Michael Cousteau, curador da exposição. O retorno à floresta foi realizado 25 anos após a primeira expedição, pelo filho do pesquisador, para responder a esta indagação sobre a preservação do meio ambiente na região.
Jean Michael é presidente da Ocean Future Society, navegou durante décadas ao lado do pai e viaja ao redor do mundo para reunir-se com líderes e formadores de opinião na formação de alianças para a proteção ambiental. Já produziu mais de 75 filmes e ganhou vários prêmios, entre eles: Emmy, o Peabody, 7 d'Or e CableACE.
Necessidade de preservação
Apesar das belíssimas imagens retratadas pela fotógrafa Carrie Vender, nem tudo são flores e verde no Retorno à Amazônia. Neste intervalo de tempo entre as duas expedições, muito desmatamento aconteceu e houve uma significativa redução no volume de peixes no rio.
Chamar a atenção para a necessidade de preservação do ambiente natural é também um dos objetivos desta exposição, que permanece no Rio de Janeiro até o dia 2 de agosto e está aberta de segunda-feira a domingo, no horário de 8h às 17h. Após a estadia no Jardim Botânico, a mostra segue viagem para as demais cidades da turnê.
Como resultado da Expedição Retorno à Amazônia, será também publicado um livro com 250 páginas, de material a prova de água, com as imagens da floresta e toda a experiência adquirida durante a viagem. A publicação deverá ser lançada até o final de 2013.
Serviço:
Rio de Janeiro
Exposição "Retorno à Amazônia"
Data: 6 de junho a 2 de agosto de 2013
Horário: de segunda a domingo das 8h00 às 17h00
Local: Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Centro de Visitantes
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008
Entrada gratuita
São Paulo
Exposição "Retorno à Amazônia"
Data: 5 de agosto a 11 de outubro de 2013
Horário: de segunda a sábado
Local: Espaço Cultural Bovespa
Endereço: Praça Antônio Prado, 48 – Centro – São Paulo-SP
Entrada gratuita
Manaus
Centro Cultural dos Povos da Amazônia
Outubro/2013
Fortaleza
Fev/2014
Fonte: Ascom MinC