Encontro macrorregional Norte reúne dirigentes de 19 municípios
Dezenas de militantes e dirigentes de 19 municípios prestigiaram o Encontro Macrorregional Norte do PCdoB de Minas Gerais. Realizado no último sábado (22) na Câmara Municipal de Montes Claros, o encontro deu início ao processo de preparação para o 13º Congresso do PCdoB, que acontecerá em São Paulo no mês de novembro e terá como tema “Avançar nas mudanças”.
Publicado 27/06/2013 15:08 | Editado 04/03/2020 16:49
O mais representativo encontro de comunistas do Norte de Minas Gerais já realizado iniciou com a análise de conjuntura feita pelo vice-presidente estadual e membro do Comitê Central do PCdoB, Wadson Ribeiro. A crise econômica internacional ligada a certo esgotamento do sistema em dar respostas às demandas dos trabalhadores e a altiva postura da atuação externa do Brasil, caracterizada pela multipolaridade, foram aspectos destacados por Ribeiro.
“Em 2014, o Brasil terá a oportunidade de analisar os últimos governos no país. O neoliberalismo de Collor e FHC marcado pela lógica de inserção no mundo globalizado de forma subserviente, pelo desmonte do Estado Nacional através das privatizações (como as da Vale e da Telebrás), pelo sucateamento do ensino, precarização do sistema de saúde, pela criminalização dos movimentos sociais (tratados ‘a pau e pedra’) e pela extrema dependência do Fundo Monetário Internacional (FMI). A partir de 2003 há uma viragem de modelo, uma remontagem do Estado Nacional, barrando privatizações e fortalecendo as estatais (Caixa, Petrobrás, Banco do Brasil), começando uma grande expansão do Estado como indutor do desenvolvimento. Os governos de Lula e Dilma realizam grandes investimentos na área social tirando milhões de pessoas da linha da pobreza, criam universidades federais, investem em infra-estrutura, aumentam as reservas cambiais para cerca de meio trilhão de dólares, transformam o país em credor do FMI. Ano que vem estará em disputa a continuidade dos avanços obtidos nos últimos dez anos ou o retrocesso”, afirma Wadson.
O dirigente comunista lembrou que os partidos de direita (PSDB, DEM e o nascituro MD) estão desmoralizados, fazendo com que a oposição ao governo federal seja exercida pela grande mídia e por parte do sistema judiciário. “As elites não suportam o Lula, a Dilma, a esquerda e o PT”.
Wadson finalizou sua intervenção afirmando que “não há bandeira que mais nos aproxima do socialismo do que a do desenvolvimento nacional. Investir 25% do PIB é fundamental, inclusive para ampliar a distribuição de renda”.
Em Minas Gerais, o projeto do PCdoB é eleger dois deputados federais (Jô Moraes e Wadson Ribeiro) e eleger, com chapa própria, uma bancada de, pelo menos, quatro deputados estaduais. A disputa pelo Palácio da Liberdade ainda está indefinida, o PSDB patina na escolha do seu candidato e a oposição apresenta duas candidaturas competitivas: a do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT) e a do senador Clésio Andrade (PMDB).
O secretário de juventude do PCdoB – MG, Sérgio Danilo, afirmou que esse é o momento histórico em que se separa o ‘joio do trigo’, é quando se distingue a retórica da verdadeira convicção revolucionária. É o momento de testar convicções. “Nós queremos as contradições do sistema expostas, explicitadas, queremos ganhar nas urnas e jamais abandonar as ruas. O PCdoB tem lado, não muda de opinião ao sabor dos ventos” afirmou Sérgio. “A crise de representatividade das instituições é algo que os comunistas apontam há 91 anos! Diferentemente dos oportunistas de direita e de esquerda, o PCdoB não será a cauda do povo, estará à frente dos acontecimentos como corrente de pensamento mais avançado.”
Sérgio Danilo fez um chamamento aos dirigentes do Partido na região, “as conferências municipais são o momento de construir e impulsionar o Partido, de organizar e estimular a nossa militância. As conferências municipais devem movimentar a vida política de cada cidade, envolver o conjunto das forças progressistas e trazer as pessoas de bem para o debate”, finalizou .
O Encontro foi prestigiado pelo presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, vereador Doutor Silveira (PTN), que entregou diploma de homenagem ao Partido pelos seus 91 anos. “É uma alegria para a Câmara de Montes Claros sediar este encontro. Sinto-me honrado em representar os 25 vereadores desta Casa que, unanimemente, aprovaram a homenagem ao PCdoB pelos seus 91 anos de luta” afirmou Silveira.
Após a entrega da homenagem, os presentes ocuparam a tribuna em uma série de intervenções ressaltando a importância da mobilização para o 13º Congresso e para a disputa eleitoral de 2014. Para Farley Sindeaux, secretário de movimentos sociais do PCdoB de Montes Claros, “precisamos superar, com atuação política efetiva, os problemas que nossa região vivencia, gerados e mantidos pelos interesses do coronelismo local que usam da política do ‘curral eleitoral’ para se manter no poder e explorar o povo”.
Estiveram representados os municípios de Bocaiuva, Brasília de Minas, Campo Azul, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Francisco Sá, Jaíba, Janaúba, Januária, Lassance, Montes Claros, Olhos d’Água, Pintópolis, Pirapora, Porteirinha, São João da Ponte, São Romão, Vargem Grande do Rio Pardo e Varzelândia.
Por Ramon Fonseca e Débora Guedes, de Montes Claros.
Fotos: Agência Studio Arts.