ONG denuncia prisão de quase 300 menores em protestos na Turquia
Quase 300 menores foram detidos e um foi ferido a bala durante os recentes protestos anti-governamentais na Turquia, informou nesta quinta-feira (27) a organização não governamental Gundem Aocuk (Crianças em Pauta).
Publicado 27/06/2013 17:51
Segundo as informações divulgadas, as detenções foram feitas durante os conflitos entre as autoridades e os participantes das manifestações contra o governo de Recep Tayyip Erdogan, nos quais também perderam a vida três ativistas e um policial.
O número de menores detidos é de 294: 78 em Ancara, 35 em Istambul, 130 em Adana, 35 em Izmir, dois em Kayseri e 15 em Mersin, segundo relatório divulgado no jornal Hurriyet Daily News.
A ONG disse também que em alguns casos foram expostos a gás lacrimogêneo e canhões de água, e receberam golpes de cassetete dos policiais.
Sobre o menor que foi baleado, informam que é um adolescente que recebeu um disparo na praça Taskim, de Istambul, lugar onde começaram as mobilizações para defender o parque Gezi, que seria destruído como resultado dos planos do governo para construir um shopping.
Depois de várias semanas de protestos desde final de maio, a situação permanece menos convulsa nos últimos dias, desde que Erdogan garantiu que acatará a decisão de um tribunal sobre o destino do parque.
Essa declaração foi feita no final de um encontro entre o premiê e vários representantes dos protestos.
Fonte: Prensa Latina