Prêmio Nobel da Paz pode ser novo primeiro-ministro do Egito

O político liberal e vencedor do prêmio Nobel da Paz, Mohamed ElBaradei,foi cogitado para assumir o cargo de primeiro-ministro interino do Egito.

Nobel da Paz - Egito

Khaled Dawoud, da organização não-islamita Frente de Salvação Nacional, disse que ElBaradei está disposto a assumir o cargo.

Por sua parte, Hosam Moanis, porta-voz da Corrente Popular liderada pelo líder nacionalista de esquerda Hamdin Sabahi, confirmouque El lBaradei será nomeado. Ele retirou no último momento sua candidatura nas eleições presidenciais realizadas no ano passado, vencidas por Mohamed Mursi, deposto no último dia 03 pelo Exército egípcio.

A notícia da possível nomeação de Baradei veio no momento em que milhares de partidários de Mursi se concentravam em Nars City, um distrito do Cairo, e em outros locais do Egito para reforçar seu pedido de que o presidente deposto volte ao poder.

ElBaradei, que ganhou o prêmio Nobel da Paz em 2005 por seu trabalho na Agência Internacional de Energia Atômica, voltou ao Egito em 2010 e se tornou um proeminente opositor do então presidente Hosni Mubarak no período que antecedeu o levante popular que o derrubou.

Fonte: Opera Mundi