Região Metropolitana recebe investimentos

Com crescimento que chega a quase 4% ao ano, a Região Metropolitana do Distrito Federal possui papel central no desenvolvimento de Brasília.

Contudo, a expressiva representatividade não é sinônimo de qualidade nos serviços prestados. Com o objetivo de transformar esse cenário, alguns investimentos estão sendo feitos. Para isso, a região receberá R$ 300 milhões.

Um dos projetos será concretizado com o Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do DF e de Goiás.

Segundo o governador de Goiás, Marconi Perillo, a iniciativa representa um marco. “É um momento único na história do Centro-Oeste e é uma nova atitude para o enfrentamento dos desafios cruciais de nossos municípios diante das exigências de, cada vez mais, seguirem a partir dos pressupostos da racionalidade e da via sustentável”.

Outras ações

A gestão do lixo é apenas um dos investimentos previstos. Segundo o representante do governo de Goiás e secretário de Desenvolvimento do Entorno, André Clemente, as ações acontecerão em curto, médio e longo prazo. “As áreas que mais carecem de melhorias são a saúde, o transporte e a segurança. Primeiramente, iremos focar nas ações paliativas. A população precisa sentir os resultados, pois ela já está cansada”, declarou.

Ele destaca as principais metas para a região: “Entre os principais projetos está a extensão até Luziânia do projeto do Expresso Sul – que ligará Santa Maria e Gama ao centro de Brasília; o início da interligação da região ferroviária Norte-Sul; e a ampliação dos serviços dos transportes de carga para também serem utilizados por passageiros”. Ele diz ainda, que é preciso oferecer oportunidades de emprego.