Fundações organizam seminário para discutir manifestações

'Debater o significado, consequências e perspectivas da jornada de manifestações de junho', esse será o tema geral de seminário que será realizado pela Fundações Maurício Grabois, em parceria com Fundação Perseu Abramo, Fundação Ulysses Guimarães, a Fundação Milton Campos e a Fundação Leonel Brizola. O evento está previsto para acontecer no dia 9 de agosto, no Rio de Janeiro.

De acordo com informações, o seminário seré composto por três mesas, sendo uma de presidentes de partidos, outra com intelectuais e pesquisadores e outra com movimentos sociais e entidades de trabalhadores, podendo tratar o tema de pontos de vistas distintos.

Em entrevista à imprensa, Adalberto Monteiro, presidente da Fundação Maurício Grabois, pontuou que em “face aos acontecimentos de junho, com a jornada de mobilizações que vieram a construir uma nova realidade política no país, as fundações decidiram realizar um seminário, que estimule um debate que contribua para sistematizar o significado dessas manifestações, suas consequências políticas e, sobretudo, a perspectiva que se aponta dessa realidade nova que surgiu”, afirmou.

Para o comunista, há um conjunto de temas pertinentes que precisam ser debatidos, a partir da ênfase dada pelas mobilizações, como o papel dos partidos políticos e dos movimentos sociais e a crise de representação política no pais. “É preciso fazer um debate multilateral sobre o significado das manifestações e a realidade política nova que emergiu desses protestos”, enfatizou Monteiro.

Com informações da Fundação Maurício Grabois.

*Foto: Cezar Xavier