Pai de Snowden viajará à Rússia após receber visto
O pai do estadunidense Edward Snowden, perseguido por divulgar um programa secreto de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA), viajará à Rússia em breve para visitar seu filho, depois de receber o visto.
Publicado 12/08/2013 17:18
Lon Snowden confirmou à emissora de televisão ABC News que ele e seu advogado, Bruce Fein, já têm data de voo, mas esta não será divulgada para evitar histeria na imprensa.
Indicou que acredita que seu filho não enfrentaria um julgamento justo nos Estados Unidos, porque as autoridades farão todo o possível para condená-lo por traição.
"Como pai, gostaria que meu filho regresse para casa se acreditasse que o sistema judicial fosse ser aplicado de maneira correta", afirmou.
Edward Snowden informou, em junho passado, a repórteres estadunidenses e britânicos sobre programas da NSA para espionar os registros telefônicos, áudios, vídeos, fotografias, correios eletrônicos, documentos e conexões on-line de milhões de usuários, governos e empresas estrangeiras.
Desde então, os Estados Unidos perseguem-no. O país do norte cancelou o seu passaporte e acusou-o de espionagem, roubo de comunicações confidenciais e propriedades do Governo, por isso poderia enfrentar uma sentença máxima de 10 anos de prisão.
O asilo temporário que a Rússia concedeu ao jovem tensionou as relações Washington-Moscou e, em resposta, o presidente Barack Obama cancelou um encontro com seu homólogo russo, Vladimir Putin, programado para setembro.
Além disso, o presidente democrata disse na sexta-feira passada que serão examinados seus vínculos com a nação euro-asiática e advertiu que "ninguém deve esperar acordos a cem por cento".
Fonte: Prensa Latina