OIT participa de discussão sobre o Bolsa Família em Brasília

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Associação Brasileira de Estudos Populacionais promovem, nesta terça-feira (13), o debate “Programa Bolsa Família e Trabalho”. O evento, aberto ao público, será realizado a partir das 9 horas no Auditório do Ministério do Trabalho, em Brasília.

A iniciativa é parte do Ciclo de Debates “10 anos do Programa Bolsa Família: avanços, efeitos e desafios”, que estimula a discussão sobre os avanços, efeitos e desafios do Programa no que se refere à participação dos beneficiários no mercado de trabalho, sua trajetória escolar, padrões de consumo e saúde das famílias e o impacto do Programa no desenvolvimento regional.

Os debates serão abertos ao público e contarão com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, da academia, institutos de pesquisa, mídia e representantes dos governos locais.

O primeiro debate abordará os efeitos do Programa Bolsa Família sobre a participação dos beneficiários no mercado de trabalho, organizando-se em três mesas: “Trabalho Decente e Combate à Pobreza”; “Bolsa Família e Participação no Mercado de Trabalho”; e “Inclusão produtiva de egressos do Programa Bolsa Família”.

Além da promoção permanente das Normas Internacionais do Trabalho, do emprego, da melhoria das condições de trabalho e da ampliação da proteção social, a atuação da OIT no Brasil tem se caracterizado, no período recente, pelo apoio ao esforço nacional de promoção do trabalho decente em áreas como o combate ao trabalho forçado, ao trabalho infantil e ao tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e comercial, à promoção da igualdade de oportunidades e tratamento de gênero e raça no trabalho e à promoção de trabalho decente para os jovens, por exemplo.

Para ver mais informações sobre o evento e o seu programa, clique aqui.

Fonte: OIT