Lula Morais defende plebiscito sobre Reforma Política
O deputado estadual Lula Morais (PCdoB), durante pronunciamento na sessão plenária desta sexta-feira (30/08), defendeu a realização de um plebiscito sobre a reforma política no Brasil. Ele citou que representantes do PCdoB, PSB, PDT e PT entregaram no Congresso Nacional um documento com 190 assinaturas para a realização da consulta popular.
Publicado 31/08/2013 08:10 | Editado 04/03/2020 16:27
O parlamentar disse ser necessária a adequação da legislação eleitoral para o fortalecimento da democracia. "A reforma política tanto pode restringir como ampliar o processo democrático nas eleições, por isso a importância de fazer uma consulta fora do período eleitoral", afirmou.
Para Lula Morais o fim do financiamento privado das campanhas eleitorais seria uma das medidas que contribuiria para uma eleição mais justa. "Esse tipo de financiamento beneficia a grupos específicos onde prevalece o poder econômico e torna a disputa desigual", ressaltou.
O deputado defendeu ainda a preservação da proporcionalidade e das coligações partidárias como forma de garantir a diversidade na representatividade do parlamento. "Quem quer restringir, ao invés de fortalecer a democracia, quer a implementação do modelo distrital que exclui e elimina a participação da representação das minorias no parlamento, um grande prejuízo para a sociedade", destacou.
Fonte: Assessoria do deputado estadual Lula Morais (PCdoB)