ONU lança banco de dados para combater preconceito racial

Com o objetivo de combater o racismo, a discriminação racial, xenofobia e outros tipos de intolerância em nível nacional e internacional, o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH) lançou este mês em Genebra, na Suíça, um banco de dados com mais de 1500 documentos e contribuições de 90 países.

Foto: ACNUDH

Os textos que abordam instrumentos que podem ser utilizados para tratar o preconceito, informações para chegar a possíveis soluções, algumas decisões tomadas pelo direito internacional e tribunais regionais e nacionais, documentos sobre medidas políticas adotadas em alguns casos e links para páginas da internet que sejam relevantes.

“Nossa nova base de dados vai incentivar não só a propagação de atitudes contra a discriminação, mas também vai capacitar todos os interessados nessa luta, incluindo governos, organizações da sociedade civil, universidades, meios de comunicação e cidadãos”, disse a chefe da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay.

O banco de dados foi desenvolvido pelo ACNUDH com o apoio financeiro da Alemanha e da Rússia. Para acessar, clique aqui.

Com ONU