Adiada primeira votação de contas de prefeito com voto aberto

A votação das contas referentes ao exercício de 2011 do ex-prefeito de Salvador, João Henrique, que seriam apreciadas nesta quarta (25/09), ficou para a próxima semana. Possivelmente, na segunda-feira (30/09). Este é o primeiro processo de votação depois de aprovado o voto aberto na Casa Legislativa. Uma boa oportunidade para os soteropolitanos conhecerem como os seus votam. Se a favor da corrupção ou do povo.

De acordo com informações, a matéria ficou para o final do mês devido à ausência dos vereadores. Boa parte havia anunciado viagem nesta semana e outros indicaram problemas pessoais, ficando impossibilitados de estar presente. O presidente da Câmara, Paulo Câmara (PSDB), teria garantido que a votação não passa de setembro.

Sem projeto urgente na pauta, a matéria só não entra na ordem do dia se, assim como nas outras vezes, os vereadores boicotarem e esvaziarem o plenário. Mas, para apreciar as finanças de JH, é necessário aprovar antes um requerimento para que o tema tenha preferência. No entanto, nenhuma reunião de líderes foi realizada para discutir a pauta.

Para reverter a reprovação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), João Henrique precisa de 29 dos 43 votos possíveis. Inclusive, ele teria marcado uma reunião com alguns edis nos últimos dias, possivelmente na tentativa de conquistar votos favoráveis. De acordo com publicações na imprensa local, participaram do almoço alguns vereadores, como José Trindade (PSL), Alberto Braga (PSC), Marcell Moraes (PV), Toinho Carolino, Tiago Correia e Carlos Muniz (todos do PTN).

Resta esperar para saber se os vereadores vão ter coragem de votar em benefício de uma administração que afundou Salvador. Na última votação, das contas de 2010, ele quase consegue aprovação, com 25 votos favoráveis.

De Salvador,
Maiana Brito