José Reinaldo: o vitorioso congresso do PCdoB
"O 13º Congresso do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), realizado nos dias 14 a 16 de novembro de 2013, foi vitorioso em todos os sentidos. É um fato significativo por sua incidência no quadro político e pela projeção de médio e longo prazos das suas decisões", destacou José Reinaldo Carvalho, editor do Vermelho, ao fazer um balanço das atividades do Congresso no programa "Ponto de Vista" da Rádio Vermelho.
Publicado 18/11/2013 15:49

Segundo José Reinaldo, "a presença da presidenta Dilma Rousseff no ato político do Congresso foi uma expressão da importância que o PCdoB tem na configuração do governo e do papel da organização comunista na conformação das forças de esquerda no quadro de uma ampla coalizão".
José Reinaldo destaca ainda no programa que embora o quadro político de 2014 não esteja desenhado, ficou claro, no Congresso, que o PCdoB lutará pela quarta vitória consecutiva do povo brasileiro. E segundo ele, esta foi uma das decisões mais importantes do 13º Congresso do Partido.
Para José Reinaldo, a aprovação, no Congresso, de duas resoluções políticas – a primeira tratando do quadro nacional e a segunda do cenário internacional – foi exitosa no processo tático e estratégico do PCdoB, partindo da definição de que "a tarefa política central do momento é mobilizar apoio político e social para que o governo realize as transformações que a nação reclama".
Lembrou José Reinaldo: "O PCdoB propõe avançar nas mudanças, através de uma plataforma de luta por um novo plano nacional de desenvolvimento com a realização de reformas estruturais democráticas".
"O 13º Congresso entra para a história do PCdoB como um momento de reafirmação política internacional dos comunistas brasileiros, com seu caráter anti-imperialista e solidário com as lutas dos povos e nações oprimidos", salientou o editor.
O alcance histórico do Congresso, de acordo com José Reinaldo, é indispensável para se dar continuidade na expansão das fileiras do PCdoB, reforça a identidade comunista e a vida militante organizada.
Ouça a íntegra do programa "Ponto de Vista" abaixo: