José Reinaldo: “A luta do PCdoB é política e ideológica”

O secretário nacional de Comunicação do Partido Comunista do Brasil e editor do Portal Vermelho, José Reinaldo Carvalho, destacou na manhã desta sexta-feira (15) em sua intervenção na plenária do 13º Congresso, a luta de ideias como um dos vetores da acumulação de forças da luta pela emancipação nacional e social do povo brasileiro. Leia a íntegra da intervenção:

Foto: Clécio Almeida                         

  
Camaradas, a luta de ideias do nosso Partido tem presente que é cada vez mais vasto e poderoso o arsenal de ideias conservadoras, de que fazem parte também a ideologia e a política da social-democracia.

O Partido desenvolveu sua atividade de agitação político-ideológica e de comunicação imerso em uma conjuntura caracterizada por embates entre as forças conservadoras e as progressistas, pela crise do capitalismo, abalos na ordem mundial e pelas lutas dos povos por sua emancipação nacional e social.

No Brasil, vive-se um processo de transição, marcado por dez anos de governos progressistas que tentam afiançar-se e avançar em meio a contradições.

Tem sido frutífero o esforço dos comunistas e de outras correntes progressistas, socialistas e revolucionárias para abrir perspectivas à luta pelo socialismo no novo contexto deste começo de século, e seu empenho na batalha de ideias.

A atividade da Secretaria de Comunicação consistiu em primeiro lugar em difundir e interpretar o principal referencial de nosso combate político – o Programa Socialista, aprovado no congresso de 2009. No documento, a luta pelo socialismo aparece entrelaçada com as grandes bandeiras nacionais: pelo desenvolvimento, a soberania nacional, o aprofundamento da democracia, a solução dos graves problemas sociais, as reivindicações do povo, as reformas estruturais democráticas.

Esta visão é que dá ao Partido força e capacidade para promover a unidade e a convergência com amplas forças políticas e sociais.

O nosso referencial ideológico, em todas as ações que realizamos, é o ideal comunista, o objetivo socialista e o caráter inapagável do nosso Partido. Somos um partido comunista, revolucionário, portador do ideal comunista, da missão histórica de construir o socialismo, da teoria marxista-leninista. Um partido de classe, defensor dos interesses fundamentais das classes trabalhadoras. Um partido anti-imperialista, patriótico e internacionalista. São estes traços do nosso Partido que informam a elaboração da sua linha política, sua estratégia revolucionária, sua tática ampla, combativa e flexível.

A este conteúdo e a nossas raízes históricas correspondem a nossa bandeira com sua cor vermelha, o símbolo da foice e do martelo e a sigla PCdoB. São elementos de identidade, inseparáveis e irrenunciáveis da nossa essência e dos nossos objetivos históricos.

Desenvolvemos a batalha de ideias como parte da luta política e de massas. Nesse sentido, é significativo em nossa atividade a difusão e agitação em torno dos temas candentes do programa do Partido.

Em consonância com isso, fizemos convergir as nossas ações para o centro da tática política do Partido: a mobilização de forças políticas e sociais para apoiar o governo das forças progressistas.

Igualmente, está no centro da atuação da Secretaria de Comunicação a difusão e o estímulo às lutas do povo brasileiro, através dos movimentos de massas, destacadamente as lutas da classe trabalhadora. Também servimos aos esforços pela construção partidária, a edificação de um grande partido comunista, defendendo e desenvolvendo seus princípios, em sintonia com os desafios da época, em linha com as tendências contemporâneas, simultaneamente ao soerguimento de uma organização de quadros e de massas.

Foi com a mesma perspectiva que a nossa luta de ideias esteve também a serviço da luta eleitoral, contribuindo para a eleição da presidenta Dilma e para a obtenção de resultados eleitorais positivos para o Partido 2010 e 2012.

Coerente com o internacionalismo proletário como característica essencial do partido comunista, a Secretaria de Comunicação dedicou atenção à divulgação das opiniões do Partido sobre a crise do capitalismo, o desenvolvimento da situação internacional e a luta dos povos e a perspectiva do socialismo no plano mundial. Combatemos frontalmente as políticas de guerra das potências imperialistas e um coerente porta-voz das forças revolucionárias e anti-imperialistas de todo o mundo.

Momento especial, destacado na vida do Partido no período entre o 12º e o 13º congresso foi a celebração do 90º aniversário da fundação do Partido, no ano de 2012. Foi uma ocasião em que a história, os personagens mais destacados das diversas etapas da trajetória do partido, suas lutas, sua identidade, seus programas e sua ideologia estiveram na ordem do dia das nossas atividades. Foi um importante momento de defesa da nossa identidade, um momento peculiar, em que deixamos claro que não desvinculamos a luta concreta cotidiana da identidade política e ideológica do Partido, uma ocasião propícia à reafirmação da identidade do PCdoB.

A experiência da comemoração do 90º aniversário da fundação do Partido deixou também o ensinamento de que é necessário encontrar formas mais amplas e populares para difundir o nome, a imagem, as bandeiras, os símbolos, as plataformas de luta e a história do Partido.

O mais destacado veículo de comunicação do nosso Partido é o Portal Vermelho, que se firmou como um porta-voz credenciado e qualificado do Partido e da esquerda consequente, um instrumento indispensável na batalha das ideias. Embora não se apresente como órgão oficial do Partido, é um Portal comunista, pertencente à linhagem das publicações que fizeram a propaganda das ideias do socialismo, da revolução e do comunismo no mundo e no Brasil no século 20.

Corresponde à mesma exigência enfrentada por Lênin em sua célebre obra Que Fazer? – em que desenvolveu a tese da construção do partido comunista e elaborou não um modelo de organização, mas algo essencial para a luta, um conteúdo que se consubstanciou em princípios organizativos e na agitação e propaganda. Atuamos tendo presente que, uma vez cientificamente delineados os princípios ideológicos, os fundamentos teóricos, o programa político e a intervenção na luta de massas, tornam-se essenciais as atividades organizativas e de agitação e propaganda, adaptando aqueles princípios aos desafios e contradições do nosso tempo. Descurar dessas tarefas permanentes em nome do ativismo às cegas equivaleria a renunciar à própria atividade política independente e organizada das massas trabalhadoras e populares, a qual só se viabiliza em última instância por meio de uma organização política independente e revolucionária. Este é o sentido principal da nossa atividade com o Vermelho, que reivindica a tradição leninista e sente-se herdeiro dessa orientação.

Mantendo a amplitude e a pluralidade, o Vermelho foi o porta-voz do Partido, cuja temática ocupou os espaços principais no conjunto das suas matérias, o divulgador das ações e posições das bancadas na Câmara dos Deputados e Senado Federal, dos gestores públicos do Partido e um porta-bandeira das lutas do povo brasileiro e de todos os seus movimentos sociais progressistas. Os tempos exigem novas formas, novos métodos, linguagem contemporânea, atenção para fenômenos sociais, culturais e políticos surpreendentes, antes inimagináveis, entre eles a revolução tecnológica na área da informação. Mas se mudam os tempos, não muda a nossa vontade nem se esvai a nossa essência. Vamos continuar insistindo, subjetiva e objetivamente, em cumprir corretamente e em nível elevado a nossa tarefa de contribuir para elevar a consciência política do povo, denunciando e combatendo o sistema capitalista, enfrentando o imperialismo, defendendo os direitos dos trabalhadores, a soberania nacional, a democracia e apontando a perspectiva do socialismo. Este é o nosso esforço com o Vermelho e no conjunto da atividade da Secretaria de Comunicação.

O Partido realiza suas tarefas de agitação político-ideológica e comunicação em meio a uma guerra midiática, que se iguala a uma espécie de terrorismo, a “guerra fria” da atualidade, a continuação, no terreno da luta de ideias, da ofensiva do imperialismo em todo o mundo contra os países e forças políticas empenhados na batalha pela emancipação nacional e social. É uma guerra que tem da parte do inimigo a mentira e a manipulação como norma e arma. Os meios de comunicação a serviço do imperialismo estadunidense e seus aliados se transformaram em uma verdadeira usina de mentiras.

A par dos desafios permanentes da luta de ideias, há uma premente necessidade de aproximar mais e mais o Partido do povo, identificar-se com o povo brasileiro, calar fundo em sua mente e coração, desatar sua iniciativa criadora, despertá-lo para a luta. Lidamos com uma correlação de forças ainda desfavorável aos que querem revolucionar o mundo. Por isso, atuamos com a mente aberta e sequiosos de aprender as melhores maneiras de fazer com que nossa mensagem chegue à esmagadora maioria da população e, como dizia Gramsci, alcance a hegemonia na sociedade contemporânea.

É nestes termos que devemos encarar com objetividade e sentido prático a tarefa de mostrar e difundir uma imagem compreensível às grandes massas populares sobre o que é, o que quer e para que serve o Partido Comunista do Brasil. É algo indispensável para que nos façamos entender e ajudemos o povo a assimilar o sentido das transformações históricas que deve empreender para pôr o Brasil na senda do progresso social, da liberdade, da independência, do socialismo.

Da Redação