Wagner anuncia recuperação do Centro Antigo de Salvador
Nesta quarta-feira (11/12), o governador Jaques Wagner vai anunciar uma série de novas intervenções para a reabilitação do Centro Antigo de Salvador. Na oportunidade, serão apresentados os novos investimentos em infraestrutura e a estruturação de uma operação financeira para viabilizar a recuperação do patrimônio imobiliário daquela área. O anúncio acontecerá às 9h, no Palácio Rio Branco, Praça Municipal.
Publicado 10/12/2013 20:38 | Editado 04/03/2020 16:16
Com o Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador, conduzido pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), além das obras que já estão sendo executadas, serão aplicados novos recursos para recuperação de 326 ruas e calçadas, incluindo rota acessível e ciclofaixas.
O conjunto de intervenções prevê também, através do PAC Cidades Históricas, investimentos para 23 intervenções em monumentos, equipamentos e edificações na capital baiana, que serão executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), entre elas a implantação do Centro de Referência da Cultura da Bahia, restauração do conjunto da rua da Conceição da Praia, restauração e implantação da biblioteca Anísio Teixeira, Igreja São Domingos, além da restauração do Forte São Marcelo.
Imóveis
Diante do processo de esvaziamento ocorrido nas últimas décadas na região, o Plano prevê também a recuperação dos imóveis em ruínas, subutilizados e terrenos vazios que não estejam cumprindo a função social da propriedade, conforme o Estatuto das Cidades, na perspectiva da estruturação de uma operação financeira para recuperação do patrimônio e sua inserção na dinâmica urbana e no mercado de imóveis. A ideia é atrair moradores e negócios para o local, com a construção de novas habitações.
Fonte: Secom