UE investiga Real e Barcelona por ajudas do governo
O órgão antitruste da União Europeia abriu três investigações contra sete clubes de futebol da Espanha por conta de uma série de incentivos públicos que não estariam de acordo com as normas do bloco econômico.
Publicado 18/12/2013 18:09
Os times na mira da UE são: Real Madrid, Barcelona, Athletic Bilbao, Osasuna, Valencia, Hercules e Elche. Destes, os cinco primeiros disputam a principal divisão do campeonato nacional.
"Os clubes de futebol profissionais devem financiar seus custos e investimentos com uma gestão sadia, e não com dinheiro do contribuinte", advertiu Joaquín Almunia, comissário europeu para a concorrência.
Os inquéritos basearam-se em denúncias de cidadãos preocupados com as vantagens que essas equipes poderiam ter tido no confronto com as outras que não receberam ajuda do governo. A primeira investigação refere-se a alguns privilégios fiscais concedidos a Real Madrid, Barcelona, Atlhetic Bilbao e Osasuna.
A segunda é sobre a concessão de terrenos municipais de Madri para o clube merengue. Já a terceira vai averiguar as garantias dadas pelo Instituto de Finanças de Valência, um órgão público, para capitalizar três times da cidade (Valencia, Hercules e Elche) quando eles estavam em dificuldade.
De acordo com a UE, tais medidas causam impactos na concorrência e a Espanha não apresentou nenhum plano de reestruturação para demonstrar como as equipes poderiam voltar a ser economicamente sustentáveis.
Com informações da Ansalatina