Universidade Estadual do Amazonas terá eleição direta
O governador do estado do Amazonas, Omar Aziz, anunciou uma importante mudança no processo eleitoral para a reitoria da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Estudantes, professores e funcionários poderão, pela primeira vez, ir às urnas no próximo dia 20 de março de 2014 para escolher os novos reitor e vice-reitor da instituição. O anúncio foi feito na segunda-feira (16).
Publicado 28/12/2013 22:45
Luta antiga dos estudantes do estado, a eleição direta tornou-se reivindicação primordial com a reativação do DCE da UEA em meados de 2011. De lá pra cá, diversas manifestações tomaram conta da instituição, tendo inclusive, conquistado eleições diretas para a escolha dos diretores das unidades acadêmicas da capital.
Para o presidente da UEE-AM, Caetano Júnior, este é um avanço significativo que fortalece a democracia e a autonomia da universidade. ‘’É importante que os estudantes possam escolher seu reitor. A luta agora será por mais avanços na democracia participativa dentro da instituição e sua autonomia política e administrativa’’, falou.
Ainda esta semana, o conselho da universidade irá se reunir para decidir as diretrizes e as regras do pleito, como formação de chapas e candidaturas.
‘’Os estudantes se sentem vitoriosos por terem arduamente lutado pela democratização da universidade. Nossa luta não foi em vão. O DCE esteve e sempre estará nas trincheiras por uma UEA democrática’’ comemorou o presidente do diretório estudantil, Janderson Teixeira.
Fonte: Site da UNE