Mais de 1 milhão de pessoas são esperadas na Lavagem do Bonfim

A tradicional Festa de Nosso Senhor do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (16/1), em Salvador, deve reunir cerca de 1 milhão de pessoas, nesse ano de eleições. A militância do PCdoB estará presente no evento e organiza um arrastão político e cultural para levar às ruas.

Com a iniciativa, o Partido faz uma participação diferenciada no cortejo de 8km, que sai do Comércio em direção à Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada, para a lavagem das escadarias. São esperadas bandas de música, artistas de circo, baianas de acarajé, que estarão ao lado das bandeiras de luta dos militantes.

O evento é também conhecido pela expressiva participação de políticos e, nesse ano, deve marcar o aquecimento da disputa eleitoral que acontece em outubro. Os movimentos sociais também marcam a festa e, ao lado do PCdoB, levam para o cortejo os pedidos de reforma política e avanço nas mudanças.

Considerada um dos acontecimentos mais simbólicas da Bahia, a Festa do Senhor do Bonfim existe desde 1745, em Salvador, e reúne tradições do catolicismo e de religiões afro-brasileiras. Nesta quarta-feira (15), o evento recebeu o título de Patrimônio Imaterial Nacional, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

De Salvador
Erikson Walla