Paraguai: Universitários voltam às ruas contra alta da passagem

Milhares de estudantes universitários saíram às ruas de Assunção, capital do Paraguai, nesta terça-feira (21) para protestar contra o aumento dos preços do transporte público e para pedir um serviço de qualidade. Desde que foi anunciado o aumento de 20% no valor da passagem, quatro manifestações já foram realizadas no país.

Universitários paraguaios marcham em Assunção contra aumento dos preços do transporte público| Foto: Andrés Cristaldo/Efe

Os jovens d e 20 universidades locais, entre elas a Universidade Nacional de Assunção (UNA) percorreram dois quilômetros da capital, parando em frente ao Ministério de Obras Públicas e terminando diante do Panteão Nacional dos Heróis.

Leia também:
Comissão do Senado paraguaio investiga repressão policial
Paraguai: Quanto valem 400 guaranis?

A manifestação pede que a tarifa de ônibus urbano retorne a 2 mil guaranis (cerca de R$ 1), em vez dos 2.400 guaranis fixados no último dia 1º de janeiro.

"Temos que avançar em melhorias que reformem o sistema de transportes, tais como: a impunidade das empresas que não pagam os empréstimos concedidos pelo Estado", disse à TeleSUR o estudante da UNA, Fernando Caballero.

"Se existisse bom serviço, eu pagaria, mas os coletivos são resíduos que em outros países já não se usam. É uma vergonha", disse à agência Efe Martín Daguerre, um estudante de Turismo de 21 anos.

A manifestação foi impulsionada pela Assembleia Universitária Permanente, um grupo formado por estudantes de mais de 20 faculdades.

Johana Orue, estudante de Química de 19 anos, acusou o presidente de querer "privatizar tudo" e disse que Cartes "não pensa no povo, mas nos empresários", em referência às companhias privadas que proporcionam o serviço de transporte.

Com informações da Efe