Trabalhadores dos Correios se mobilizam no RS e interior de SP

Está marcada para o dia 6 de fevereiro uma audiência pública na na Câmara Municipal de Poá, interior de São Paulo, para discutir a situação dos trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Os deputados Delegado Protógenes Queiroz e Alcides Amazonas, ambos do PCdoB-SP, apresentarão projetos de lei que beneficiam a categoria e foram elaborados a partir de estudo conduzido pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de S. Paulo (Sintect-SP).

A audiência foi marcada a pedido da diretoria do sindicato e o objetivo dos dirigentes sindicais é promover audiências também em diversas outras cidades da Grande São Paulo.

Na Audiência, os deputados comunistas apresentarão projetos elaborados por eles em que propõem aposentadoria especial para os carteiros, trajetória de no máximo de 7 quilômetros ao dia para os carteiros, entrega matutina e segurança nas agências.

De acordo com o sindicato da categoria no estado, os Projetos foram elaborados a partir de estudo realizado pela entidade com a coordenação do Médico do Trabalho do sindicato, Francisco Drumond. O estudo, que será publicado em livro e no site do Sindicato, revela as péssimas condições de trabalho a que está submetida a categoria, e sustenta a argumentação em favor dos PLs. O Sindicato conta com a participação de toda a categoria para fazer avançar a apreciação dos projetos.

No dia 28 de novembro de 2013, foi realizada uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa de São Paulo, convocada por Amazonas, com a participação do Delegado Protógenes (PCdoB), onde o sindicato se posicionou favoravelmente aos textos colocando em debate o drama dos ecetistas, constatado em mapa de risco realizado pelos trabalhadores.

Em Campinas

Uma decisão judicial determinou que os carteiros de Campinas (interior paulista) façam entregas com escolta devido ao grande número de assaltos. Em 2013, a Justiça chegou a proibir até a entrega de encomendas com escolta em áreas mais perigosas após seguidos assaltos a carteiros. Em 2013, foram 190 casos, o dobro de 2012, diz o sindicato da categoria. Na página do Sintect-SP há uma cartilha sobre violência no trabalho com informação, reflexão e dicas de prevenção. Para ter acesso, clique aqui.  

Trabalhadores entram em greve por tempo indeterminado no RS

Os carteiros do Rio Grande do Sul decidiram entrar em greve por tempo indeterminado após assembleia realizada na noite de quarta-feira (29) para reivindicar a manutenção do plano de saúde. Cerca de 8 mil trabalhadores impedem a saída de caminhões com as correspondências. Os trabalhadores devem se reunir durante toda esta quinta e está prevista também uma manifestação saindo do prédio-sede dos Correios no Estado.

A categoria naquele estado denuncia que está ocorrendo uma redução no atendimento aos trabalhadores e dependentes do Correios Saúde.

Com agências e Sintect-SP