El Salvador realizará eleições presidenciais neste domingo

Neste domingo (2), El Salvador realizará eleições para definir qual será seu governante pelos próximos cinco anos. Na corrida presidencial estão o atual vice-presidente Salvador Sánchez Cerén, da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN) e Norman Quijano, da Aliança Republicana Nacionalista (Arena, de direita) lideram a disputa.

Salvador Sánchez Cerén (FMLN), lidera a pesquisa com 37,2%, seguido por Norman Quijano (Arena), com 30,5% | Foro: Divulgação da campanha

De acordo com pesquisa realizada pelo Iudop (Instituto Universitário de Opinião Pública) de El Salvador, entre os dias 4 e 9 de janeiro, Salvador Cerén é o favorito.

A disputa poderá ser resolvida em um segundo turno porque nenhum dos candidatos tem mais de 50% dos votos. Quase 5 milhões de eleitores estão aptos a votar neste domingo (2).

A seu favor, Sánchez Cerén tem o mandato do atual presidente, Mauricio Funes, que conquistou avanços sociais em seu governo.

A Arena governou El Salvador por 20 anos e aplicou uma ferrenha política neoliberal de privatizações. Seus aliados se viram envolvidos em mais de 150 casos de corrupção, nos quais se estima fraudes de quase US$2 milhões.

Cinco candidatos participarão das eleições de 2 de fevereiro, mas a disputa se centra entre Sánchez Cerén e Norman Quijano.

Da Redação do Portal Vermelho