Índia: Proposta de novo estado provoca confusão no parlamento

Um parlamentar indiano atingiu nesta quinta-feira (2) com spray de pimenta vários de seus colegas quando estes se dispunham a votar pela criação do estado de Telangana, hoje parte de Andhra Pradesh.

Contrário à proposta do governante Partido do Congresso, no qual milita, o deputado L. Rajgopal se meteu em uma briga com vários legisladores e quebrou um vidro, enquanto outros que o apoiavam destruíram um computador e um microfone para impedir a continuação das sessões.

Embora ninguém tenha ficado ferido, quatro deputados afetados pelo gás de pimenta tiveram que ser levados a um hospital próximo e vários foram tratados na posto médico de Lok Sabha (Câmara dos Deputados do Parlamento indiano).

Amplamente difundido pelas emissoras de televisão locais, o incidente foi qualificado como "uma grande mancha na história da democracia do país" pelo ministro de Desenvolvimento Urbano, Kamal Nath, enquanto outros parlamentares pediram a expulsão ou prisão de Rajgopal.

A assembleia indiana costuma ser testemunha de acaloradas discussões, mas raramente os envolvidos chegam agressões físicas ou danificam a propriedade.

A existência de Telangana como um estado independente é uma velha solicitação da etnia telugu, que desde a independência da Índia, em 1947, convoca periodicamente manifestações em favor dessa reivindicação. Os cidadãos dessa origem somam cerca de 35 milhões.

Em julho do ano passado, o Partido do Congresso consentiu submeter ao Parlamento a criação desse estado, frente à oposição de quem teme que isso desate uma avalanche de reclamação por parte de outros grupos étnicos que há anos também exigem ter seus próprios governos.

A Índia conta com 28 estados, dos quais Andhra Pradesh (sul) é o quarto em extensão com 275.068 quilômetros quadrados e um dos mais povoados, com cerca de 85 milhões de habitantes.

Fonte: Prensa Latina