Candidatura de presidente sírio vista como garantia de segurança

O vice-ministro de Exteriores e Emigrantes da Síria, Faisal al-Mekdad, assegurou nesta quinta-feira (13) em Damasco que a candidatura do presidente Bashar al-Assad para as próximas eleições presidenciais é a garantia real para a segurança e estabilidade do país.

O presidente Al-Assad, acrescentou o vice-chanceler, é como qualquer outro cidadão sírio, tem pleno direito a apresentar-se às eleições presidenciais e dirigir a próxima etapa de reconstrução do país.

Ao referir-se às próximas eleições presidenciais, Al-Mekdad disse à agência Xinhua que o povo sírio é que deve decidir o processo democrático.

Caso sejam realizadas eleições, acrescentou em referência ao conflito interno que a Síria vive, se proporcionarão todas as condições positivas para que a totalidade dos cidadãos participem nas mesmas.

Esse previsto processo eleitoral, avaliou, representa um pesadelo para a oposição, que responde a agendas estadunidenses e Ocidentais.

Em relação à terceira rodada de conversas na Conferência de Genebra 2, o vice-chanceler explicou que Damasco ainda não recebeu nenhuma sugestão a respeito de uma possível data.

Por outra parte, e ao reunir-se com uma delegação integrada por parlamentares da cidade russa de São Petersburgo, Al-Mekdad ressaltou como a Rússia, seguindo os princípios do Direito Internacional e da Carta da ONU, tem contribuído para restabelecer a segurança e estabilidade em vários países do mundo.

A política russa, argumentou, contribui ao devolver o equilíbrio global e pôs fim às políticas unipolares adotadas pelos países colonialistas, no Oriente Médio e em todo o planeta.

Fonte: Prensa Latina