Poeta Castro Alves é homenageado com Selo Editorial
Nesta sexta-feira (14/03), data de nascimento do poeta baiano Castro Alves e Dia Nacional da Poesia – criada em sua homenagem -, Salvador tem algo a mais para comemorar. Em dezembro último, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Resolução nº 20/2013, de autoria do vereador Everaldo Augusto (PCdoB), que cria o Selo Editorial Castro Alves. Além da homenagem ao poeta baiano, o objetivo do Selo é editar e publicar obras de escritores baianos.
Publicado 14/03/2014 10:03 | Editado 04/03/2020 16:15
Serão obras de prosa, poesia, crítica literária, ensaios, arte e cultura em formatos impresso e digital para acesso pela internet, versões em braile e áudio-livro. O objetivo é contribuir para divulgar a diversidade étnica, religiosa, artística e arquitetônica da cultura soteropolitana.
Toda a produção, duas publicações semestrais, será distribuída entre os autores, acervo próprio, bibliotecas públicas e instituições de ensino. O autor ficará com 40% da tiragem e o percentual restante será destinado à Câmara, que vai distribuir entre os órgãos ligados a fomentação da cultura.
“O Selo Castro Alves é uma iniciativa inédita na Câmara, de grande relevância para os autores baianos, sobretudo os iniciantes e os mais jovens, além de ser uma homenagem da cidade ao poeta maior do Brasil”, afirmou Everaldo Augusto.
Castro Alves
Antônio Frederico de Castro Alves (14/03/1847 – 06/07/1871) foi um importante poeta brasileiro. Ele nasceu na fazenda Cabaceiras, próximo a vila de Nossa Senhora da Conceição de "Curralinho", hoje a cidade de Castro Alves.
Ele é considerado um dos mais brilhantes poetas românticos, responsável por uma nova concepção de amor na Literatura. Castro Alves também manifestou toda sua sensibilidade escrevendo versos de protesto contra a situação a qual os negros eram submetidos. Seu estilo contestador o tornou conhecido como o Poeta dos Escravos.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro