Comitê Municipal do PCdoB de Campinas investe na formação

Desde que a nova direção foi eleita em setembro de 2013, as primeiras reuniões do pleno do Comitê Municipal, a pauta “Formação” esteve na ordem do dia. Não só no planejamento bienal que foi aprovado, quanto em uma das reuniões com informe especial e debate sobre o tema.

formaçao

Duas principais atividades foram realizadas. A primeira delas é a realização – em andamento ainda – do 1º Curso de Introdução ao Marxismo, também conhecido por Nível 1. Ele teve 14 alunos confirmados, mas dez estão cursando. Já foram ministradas três aulas, sendo que a 4ª será em 26 de abril e a 5ª e última será dia 3 de maio. O curso conta com os professores José Ricardo Figueiredo, da Unicamp, de Aline Rodrigues, professora do Estado, de Orestes Toledo, do ETECAP e , Carlos Artioli, Secretário de Comunicação do Municipal e eu, Lejeune Mirhan. Os camaradas e professores Igor Chiarapa e Paulo Marcomini, que também integram a Comissão de Formação do Municipal, acompanham as atividades e dão total apoio. Está previsto um segundo curso ainda no primeiro semestre, antes da campanha.

O segundo evento ocorreu no dia 10 de abril, uma quinta-feira. Foi o 1º Curso do Programa Socialista – CPS. Trata-se de um curso em vídeo com seis aulas e que durou em torno de três horas. Ele é ministrado especialmente para novos filiados para que conheçam o nosso Programa Socialista.

A presidente municipal do PCdoB, Márcia Quintanilha, fez a abertura do curso. A grande surpresa foi a presença de 25 alunos. A sala ficou lotada. Como foi feito no curso N1, garantiu-se um lanche a todos os alunos. A participação nos debates foi muito intensa, em especial de várias camaradas mulheres que atuam na UBM municipal. O planejamento incluir a realização de mais cursos como esse para a formação da nova geração de militantes comunistas.

Ainda neste semestre, será realizado o curso Nível 2 – em São Paulo, no auditório do Comitê Central do Partido (Rua Rego Freitas, 192, Vila Buarque). Ele é destinado exclusivamente a quem já fez o N1. Terá uma taxa de inscrição de 70 reais, e as despesas de hospedagem e alimentação correrão por conta dos participantes. O CM de Campinas tem direito a inscrever até cinco candidatos. O curso ocorrerá entre os dias 1º, quinta, e 4 de maio, domingo, com aulas o dia todo. O CM está se esforçando para garantir participantes e tentar levantar recursos para assegurar as suas despesas.

A Secretaria de Finanças do CM está investindo na sala de aula para 25 pessoas em Campinas. Uma grande lousa branca foi instalada, o projetor multimídia será fixado em breve no teto e um telão será adquirido. Há planos para trocar as carteiras de madeira por carteiras acolchoadas para maior conforto dos alunos.

A direção municipal está convicta da importância da formação e seguirá envidando esforços para que mais e mais filiados, militantes e quadros sejam formados na linha do nosso Programa e da doutrina marxista-leninista.

De Campinas, Lejeune Mirhan – Sociólogo, professor, membro do Comitê Municipal de Campinas e Secretário de Formação do município.