Lula Morais destaca reunião da cúpula do BRICS em Fortaleza
No primeiro expediente da sessão plenária da última quarta-feira (30/04), o deputado estadual Lula Morais (PCdoB) destacou a reunião do Brics, realizada na última terça-feira (29/04), em Fortaleza. “O grupo debateu a preparação da 6° cúpula do BRICS, que vai acontecer em julho, reunindo os chanceleres dos cinco países que compõem o bloco: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul”, afirmou.
Publicado 02/05/2014 09:09 | Editado 04/03/2020 16:27
O deputado salientou que o encontro da cúpula do BRICS, que acontecerá no Centro de Convenções do Ceará, na Capital, vai tratar da constituição de um banco de fomento para apoiar o desenvolvimento desses países. “Esse banco de fomento vai atuar, buscando sustentabilidade e distribuição de renda para esses cinco países”, disse.
O parlamentar ressaltou que o bloco foi formado em 2006. “O peso econômico do BRICS é considerável. Entre 2003 e 2007, o crescimento dos países que compõem o bloco representou 65% da expansão do PIB mundial. O PIB hoje supera o da União Europeia e dos Estados Unidos”, frisou.
Lula Morais destacou também que o BRICS tem um caráter informal. Não tem documento constitutivo, não funciona como um secretariado fixo e nem tem fundos destinados a financiar qualquer de suas atividades. “Em última análise, o que sustenta o mecanismo é a vontade política de seus membros. Ainda assim, o Brics tem um grau de institucionalização que vai se definindo à medida que os cinco países intensificam sua interação”, pontuou.
Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa