SSA: Trabalhadores do metrô participam de comissão de mobilidade

Na quinta-feira (08/05), tomou posse a Comissão dos Trabalhadores do Consórcio Mobilidade Bahia, responsável pela realização das obras do Metrô de Salvador, que atualmente conta com 3.500 trabalhadores atuando em seus canteiros. Composta por quatro trabalhadores, a comissão é parte do Compromisso Nacional: Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção, que tem como objetivo aprimorar as condições de trabalho nos canteiros de obras do país.

O Compromisso Nacional é fruto de negociações ocorridas entre o governo federal, sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República, e as entidades representativas de empresários e empregados do setor da construção. De acordo com a representação dos trabalhadores, a constituição de uma comissão é fruto das lutas realizadas pelos trabalhadores e de uma agenda nacional de mobilização por melhoria nas condições de trabalho para o setor.

Para o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, “a posse dessa comissão é mais uma conquista do trabalhador da construção civil, que tem o histórico de luta por melhores condições de trabalho e por salário digno. Por meio dessas comissões, é possível identificar problemas e entraves que acontecem nesse tipo de empreendimento e, por meio do diálogo, tentar resolver da melhor maneira possível as questões”.

Representando o governador Jaques Wagner, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, lembrou que o ato “é um marco para as relações do trabalho, e vai de encontro com os princípios da Agenda Bahia do Trabalho Decente”.

De acordo com o Secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Manoel Messias, o compromisso “é a retomada da luta e da ação sindical nas empresas e no canteiro de obra”. Ele afirma que mais de 40 obras em todo o país já assumiram o compromisso.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Setre