União Europeia tenta persuadir Ucrânia a pagar dívida pelo gás
A União Europeia está tentando persuadir a Ucrânia a pagar a dívida referente ao gás importado da Rússia, para que Moscou e Kiev cheguem a um acordo sobre o fornecimento de combustível, segundo informou esta terça-feira (27) a Associated Press, citando o comissário europeu para a Energia, Gunther Oettinger.
Publicado 27/05/2014 18:47

A UE tem sido mediador entre Moscou e Kiev para regularizar a situação do pagamento do fornecimento de gás russo à Ucrânia.
Oettinger havia dito que as partes russa e ucraniana são capazes de acordar até à noite de quarta-feira o pagamento de uma parte da dívida gasífera, no valor de dois bilhões de dólares, e que o pagamento poderia ser feito na quinta-feira.
A Ucrânia exige que a Gazprom reconsidere um número de cláusulas do contrato com a Naftogaz, em particular, a redução do preço. Devido às entregas não pagas, a Gazprom, de acordo com o contrato em vigor, passou para o sistema de pagamentos adiantados.
Se a Naftogaz não pagar a fatura de junho no prazo estabelecido, a Rússia poderá cortar, a partir de 3 de junho, o fornecimento de gás a este país, o que se poderá converter em uma ameaça potencial ao trânsito de gás russo para a Europa.
Fonte: Voz da Rússia