Comunicasul promove debates sobre a mídia na América Latina
Os processos de luta pela democratização da comunicação no continente sul-americano serão discutidos em uma série de encontros promovidos pelo ComunicaSul – Coletivo de Comunicação Colaborativa. A atividade contará com três debates, e uma confraternização de encerramento, sempre às 19h de quinta-feira, a partir do dia 21 de agosto até o dia 11 de setembro.
Publicado 21/08/2014 09:18

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé sediará os três primeiros encontros, na Rua Rego Freitas, 454, conjunto 13 (próximo ao metrô República), na capital paulista. Já a última reunião acontece no Espaço Cultural Latino-Americano (Ecla), com direito à exibição de filme e confraternização de encerramento. A entrada, em todas as noites, é franca e não é necessário fazer inscrição.
Entre os debatedores estarão jornalistas de veículos de comunicação alternativos do Brasil e de outros países da América Latina, entre eles, Argentina, Chile e Paraguai. A ideia é mostrar o processo de enfretamento que a mídia alternativa protagoniza em todo o continente, fazendo o contraponto à grande imprensa.
A abertura, na noite desta quinta-feira (21), fica a cargo dos jornalistas Nilton Viana, editor-chefe do jornal Brasil de Fato que traça um panorama da comunicação na América do Sul; na sequência, a repórter do Portal Vermelho e colunista do site da UJS, Mariana Serafini, conta sobre suas experiências na cobertura de eventos recentes no Paraguai, como as últimas eleições presidenciais e a busca pela verdade acerca do Massacre de Curuguaty e para fechar, Wagner William fala sobre os bastidores de sua matéria premiada que investigou a Operação Condor.
O encerramento no Ecla terá a exibição da primeira parte do documentário Batalha do Chile, em homenagem aos 41 anos de morte do presidente Salvador Allende. Além disso, a jornalista do Opera Mundi, Vanessa Martina Silva, autora do blog Diferente, Pero No Mucho faz uma discotecagem especial, só com músicas latinas direto da Rádio Maíz.
Confira a Programação:
21 de agosto
-Wagner William (Vencedor do Prêmio Vladimir Herzog na categoria melhor reportagem de jornalismo investigativo, em 2013, com matéria sobre a Operação Condor)
-Nilton Viana (Brasil de Fato)
-Mariana Serafini (repórter do Portal Vermelho, aborda a situação política do Paraguai desde o Massacre de Curuguaty até a eleição de Horacio Cartes)
28 de agosto
-Gustavo Codas (Economista e jornalista do Paraguai)
-Javiera Olivares (Colégio de Periodistas do Chile)
-Renata Mielli (Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé)
-Leonardo Severo (Hora do Povo/CUT e autor dos livros Latifúndio Midiota e Bolívia nas ruas e urnas contra o imperialismo)
04 de setembro
-Marina Terra (Opera Mundi) – fala sobre a mídia na Venezuela
-José Reinaldo (Editor do Portal Vermelho)
11 de setembro: Encerramento no Ecla (Rua da Abolição, 244 – Bexiga)
-Apresentação da primeira parte do documentário Batalha do Chile (em memória aos 41 anos da morte de Salvador Allende)
-Discotecagem Rádio Maíz
Da redação do Vermelho, com Barão de Itararé