Edmílson Valentim: Das fábricas para a Assembleia Constituinte

O Portal Vermelho, dando continuidade à série “Eleições PCdoB 2014”, entrevista nesta sexta-feira (22), o deputado estadual fluminense e candidato à reeleição, Edmílson Valentim. O comunista aponta quais são os principais desafios a serem enfrentados e comenta a respeito da sua trajetória política.

Laís Gouveia, da redação do Vermelho

Edmilson - Reprodução

O deputado afirma que o Brasil mudou completamente seu perfil nos últimos 12 anos. “O crescimento da renda e do poder aquisitivo do povo elevou a qualidade de vida das pessoas. Os brasileiros de todas as classes conseguem hoje usufruir o que o país oferece de melhor. Tais avanços sociais geraram um sentimento na população de ânsia por mais conquistas, o que é legitimo e justo. O desafio do próximo governo é continuar a proporcionar o desenvolvimento com inclusão de maiores parcelas da população”.

Reforma Política na ordem do dia

Edmílson aponta a Reforma Política como um dos principais pilares para uma nova concepção parlamentar, rompendo desta forma com velhas e retrógadas práticas. “Essa reforma será estratégica para suspender esquemas de sustentação politica que mantém o circulo vicioso das desigualdades no país. Democratizar o acesso do povo aos espaços de poder é fundamental”.

Conquistas e desafios no Rio de Janeiro

O comunista diz que o grande desafio no estado é garantir uma maior distribuição horizontal de renda, diminuindo as desigualdades regionais. “O Rio de Janeiro cresceu muito economicamente nos últimos 12 anos, graças à parceria entre governo estadual e federal, houve o resgate do desenvolvimento, conseguimos atrair grandes investimentos, como exemplo a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que juntas já produzem um grande legado”.

“Outro desafio são as áreas que necessitam de maior desenvolvimento. O interior está enfraquecido economicamente. Outra questão é a segurança publica que conseguiu avançar na capital com a pacificação de locais antes controladas pelo tráfico e milícias, porém, complicou a vida da população do entorno, como a Baixada Fluminense e Niterói. Houve uma migração da violência, que transforma a vida do cidadão em um inferno. Outra questão que precisa de atenção é a saúde publica. É preciso uma maior parceria com o SUS para sanar o gargalo existente. Investir nessas áreas é estratégico para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirma.

Direto da fábrica para a constituinte

Edmílson iniciou sua trajetória política em 1983, era operário metalúrgico, trabalhava de dia e estudava à noite. “Comecei a questionar a política com o preço abusivo que pagava nas mensalidades em minha faculdade. Conheci o PCdoB no calor da luta pela redemocratização do país, tempos difíceis. Tinha até um nome clandestino, Pedro, em homenagem ao dirigente morto na clandestinidade, Pedro Pomar”.

Seu primeiro mandando foi como deputado federal. Edmilson foi o parlamentar constituinte mais jovem do país do Brasil, com apenas 23 anos. Possui três mandatos como deputado estadual e em 2006 voltou a Câmara Federal.

Legado parlamentar

“Com os mandatos conseguimos aprovar projetos de leis que trouxeram benefícios à população, uma série de conquistas trabalhistas e sociais, como exemplo a Licença Maternidade, Lei da Meia Entrada, a Lei da Reserva de Vagas para Estudantes de Escola Pública ,o funcionamento do metrô do Rio de janeiro, estendendo o horário de funcionamento para que o trabalhador tenha acesso ao meio de transporte. Criei a ´Lei Valentim´ que reestruturou a indústria naval do estado, contribuindo para a economia e a geração de milhares de empregos. Viabilizei o programa Luz no Campo que proporcionou energia para toda a população rural do estado. Conseguimos a reparação para os perseguidos políticos na ditadura militar. A marca do meu mandato, assim como o PCdoB tem em seu Programa, é dar prioridade as demandas dos trabalhadores”, conclui.