Índice de popularidade do governo francês segue em queda
A taxa de aceitação popular do presidente francês, François Hollande, e do primeiro-ministro, Manuel Valls, continua em queda nos últimos meses, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (3). Um dos principais motivos é a crise econômica que o país vem enfrentando.
Publicado 03/09/2014 15:43

Segundo o levantamento do Instituto Francês de Opinião Pública, o apoio à gestão de Hollande atualmente é de apenas 19%, quatro pontos a menos do que o número registrado na medição de julho.
Em relação à avaliação pessoal do chefe de governo, a queda também foi sentida. No mesmo período, o número caiu 10 pontos percentuais, passando de 53% para 43%, afirma o estudo.
O instituto atribui isso, principalmente, ao fraco desempenho econômico durante os últimos meses.
De acordo com dados recentes, o Produto Interno Bruto francês ficou estagnado nos dois primeiros trimestres deste ano, o que obrigou o ministro das Finanças, Michel Sapin, a mudar as projeções de crescimento para índices menores, de 1% para 0,5% em 2014.
Além disso, o desemprego continua aumentando e afeta mais de três milhões de pessoas em idade ativa. Outro fator considerado pelo instituto como determinante nas pesquisas é a recente crise de governo que levou o primeiro-ministro a pedir demissão e formar um novo gabinete.
Os problemas políticos ocorreram após uma entrevista com o então ministro da Economia, Arnaud Montebourg, ao jornal Le Monde, que afirmou ser necessária uma mudança no planejamento traçado pelo governo, alterando a direção seguida até o momento, ou seja, priorizando o fim da crise, ao invés de insistir em medidas de austeridade. As declarações não foram bem recebidas por Hollande e seus conselheiros mais próximos.
Da redação do Vermelho,
com informações da Prensa Latina