Ato público em defesa do pré-sal e da Petrobrás será nesta segunda

A Federação Única dos Petroleiros organiza ato público em defesa do pré-sal, da Petrobrás e do Brasil na segunda-feira (15) às 10 horas, na Cinelândia, no Rio de Janeiro, de onde os trabalhadores sairão em passeata até o edifício sede da Petrobrás, na Avenida Chile, para um abraço simbólico à estatal.

fup

Todas as vezes em que a soberania nacional foi atacada, os petroleiros responderam à altura, com mobilizações e greves históricas. E novamente, a conjuntura política chama à luta a categoria.

Os petroleiros, assim como toda a classe trabalhadora organizada, estão preocupados com os ataques contra a Petrobrás e o pré-sal, cujas motivações eleitoreiras colocam em risco um setor que tem sido estratégico para o projeto de desenvolvimento em curso no país. Só o pré-sal e a Petrobrás são hoje responsáveis por 13% do PIB brasileiro, impulsionando diversos setores da economia.

Por isso, a FUP, junto com as centrais sindicais e os movimentos sociais e estudantis, realiza nesta segunda-feira (15), um grande ato público, no Rio de Janeiro, para alertar a população sobre os riscos de retrocesso que ameaçam o pré-sal, a Petrobrás e, consequentemente, o Brasil. O ex-presidente Lula já confirmou que estará presente, ao lado dos petroleiros, metalúrgicos, bancários, trabalhadores rurais, estudantes e diversos militantes sociais.

Caravanas organizadas pelos sindicatos sairão do interior do Rio e de outros estados do país, como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina, e chegarão no início da manhã de segunda-feira, com cerca de cinco mil trabalhadores. A estimativa da FUP é de que o ato atraia a participação de mais de dez mil pessoas.

Ato público em defesa do pré-sal, da Petrobrás e do Brasil

Quando: Segunda-feira (15)
Horas: às 10 horas
Onde: na Cinelândia, no Rio de Janeiro

Fonte: FUP