Encontradas fraudes em eleições afegãs

A Comissão Eleitoral Independente (CEI) do Afeganistão denunciou que houve fraude em grande escala durante a segunda rodada das eleições presidenciais, realizadas no dia 14 de junho passado, informaram, nesta terça-feira (16), fontes da entidade.

Afeganistão eleições - Wakil Kohsar/Agence France-Presse /Getty Images

O comissário do organismo eleitoral, Azizula Bajtiari, declarou que por esse motivo foi invalidado o conteúdo de 1.028 urnas, 16% do total revisado.

De acordo com Bajtiari, detectou-se uma grande manipulação dos votos feita pelas forças de segurança, governadores e membros da CEI.

No entanto, manifestou sua esperança em que, com a auditoria sobre os 8,1 milhões de votos, volte a confiança dos eleitores e também se conheçam a identidade dos responsáveis.

Os presidenciáveis Abdullah Abdullah e Ashraf Ghani Ahmadzai asseguraram que em breve selarão um pacto para formar um governo de unidade nacional, seja quem for o ganhador da disputa pela primeira magistratura.

Essas declarações formularam-nas ao concluir um encontro com o presidente Hamid Karzai, cujo porta-voz, Aimal Faizi, informou sobre os avanços nas negociações entre ambos os candidatos.

Fonte: Prensa Latina